×
Eleições 2024

Partidos de esquerda articulam lançar candidatura própria para Prefeitura de Manaus 2024

Considerando o cenário nacional positivo, partidos de esquerdas podem ter candidatura própria para Prefeitura de Manaus

Manaus (AM) – Diante do clima polarizado que antecede a eleição de 2024 para a Prefeitura de Manaus, os partidos de esquerda, sobretudo a Federação Brasil da Esperança, que conta com a participação do PT, PCdoB e PV, estão caminhando para definir a candidatura alternativa. O ex-deputado federal José Ricardo (PT), um dos possíveis nomes a serem indicados, pede a celeridade da escolha para não comprometer a candidatura.

Além de José Ricardo, outros nomes são destaques para serem indicados pela federação, como o do deputado estadual Sinésio Campos e da secretária nacional de mulheres, Anne Moura, ambos do PT, e do engenheiro Eron Bezerra, do PCdoB.

“Boa parte dos grupos defendem que o PT tenha candidatura própria para prefeito. Até lamento que já deveria ter definido porque, a exemplo de outras eleições, o partido vai deixando para a última hora, daí quando decide a candidatura, às vezes, não consegue uma articulação mais ampla e acaba sendo prejudicado”,

refletiu José Ricardo.

Ainda conforme o ex-deputado federal, a eleição de 2024 se difere das anteriores devido à necessidade de diálogo entre o partido e a federação. Além disso, pontua que o Partido Verde (PV) não possui tanta relação ideológica com o PT e PCdoB, mas, por ser estar presente na federação nacional, os três partidos devem seguir juntos.

A Federação Brasil da Esperança realizará, nesta sexta-feira (24), uma reunião para debater questões relacionadas a eleição de 2024, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Devido à maioria de votos na federação ser do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, haverá possivelmente a prioridade de uma candidatura do partido.

“Defendo que o PT tenha candidatura, portanto, que a federação tenha também, e que se possa fazer uma aliança progressista com outros partidos, dentro do nosso campo, como o PDT, PSB, PSOL e Rede”,

afirmou.

Para José Ricardo, há um cenário favorável para a candidatura majoritária do PT, por conta da atuação do Governo Federal em prol da população amazonense e manauara, e que, desde a posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), o Amazonas está sendo beneficiado.

Em contrapartida, o analista político Carlos Santiago contestou a conjuntura positiva no Amazonas, apesar do êxito das siglas de esquerda no plano nacional.

“Mesmo que façam um movimento de unidade, lancem um nome para disputar os cargos majoritários e contem com o apoio do presidente Lula, a perspectiva de crescimento em eleições para prefeitos apresenta condições dificílimas, tornando o cenário negativo”,

explicou.

O especialista pontuou ainda que há um envelhecimento nos partidos de esquerda no Estado e as siglas não possuem novas lideranças políticas.

Movimento da direita

A oposição também está se organizando para lançar candidatura para as eleições municipais, segundo o deputado estadual Delegado Péricles (PL). Após reunião, na última quinta-feira (23), com lideranças e o presidente do Partido Liberal no Amazonas (PL-AM), Alfredo Nascimento, o parlamentar assegurou que a sigla terá candidato e colocou o seu nome à disposição para o planejamento do pleito.

O Delegado Péricles participou de outra reunião, na quarta-feira (22), dessa vez com o presidente de honra do PL, Jair Bolsonaro, e o presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, para debater as ações a serem cumpridas para o fortalecimento do movimento de direita no Amazonas.

Leia mais:

Vereador Sassá é indicado como pré-candidato do PT à Prefeitura de Manaus

David Almeida segue à frente de concorrentes para Prefeitura, aponta pesquisa

Parlamentares comentam emendas liberadas para Prefeitura de Manaus

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *