×
Qualificação

Cetam alcança 355 mil estudantes no AM

Em abril deste ano, o Cetam deve inaugurar uma nova unidade no município de Benjamin Constant

Manaus (AM)- O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) já beneficiou 355 mil estudantes entre 2019 e 2021. Em 2022, o centro de educação já ofertou 17 mil vagas de qualificação profissional, divididas entre a capital e interior do Amazonas.

Quando decidiu se qualificar em estética, Mayara Alves, de 29 anos, já sonhava em se tornar uma empreendedora. Mas, o sonho só virou realidade depois de se formar no curso gratuito oferecido pelo Cetam. A oportunidade a levou a abrir uma clínica de estética e conquistar uma independência financeira.

“Meu sonho sempre foi ter um negócio próprio, fazer meus horários e ser dona da minha vida. Então, eu busquei dentro da estética essa possibilidade. O curso do Cetam abriu portas para tudo que eu tenho hoje. Eu tenho independência financeira e independência de horários”.

O ano letivo iniciou na terça-feira (15) e, de acordo com o diretor-presidente do Centro de Educação, o professor José Augusto de Melo Neto, o plano para 2022 é ofertar mais vagas.

“Uma das determinações do governador Wilson Lima é a ampliação das ofertas de vagas em todos os municípios. Para fazer isso nós investimos em infraestrutura e renovamos o catálogo de cursos. Até o final do ano, a expectativa é que 200 mil pessoas sejam atendidas em cursos profissionais de forma pública e gratuita pelo Governo do Estado”, afirmou.

Com 500 cursos no catálogo, a instituição é referência na região Norte por possibilitar uma imersão nas áreas de atuação e qualificar os alunos para o mercado de trabalho. A esteticista Mayara conta que isso a ajudou a compreender muito mais a profissão que escolheu.

“O conhecimento que eu tive no Cetam me mudou completamente. Através desse curso eu consegui entender a importância do meu trabalho. Eu entendi muito mais o que é de fato ser uma esteticista”, completou.

Expansão

Em abril deste ano, o Cetam deve inaugurar uma nova unidade no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus). A ação faz parte das metas previstas para 2022 e da expansão de ofertas de cursos de qualificação para o interior do estado.

“É uma escola que estava em obra há nove anos, e no governo Wilson Lima ela finalmente vai ser entregue para a população. Vamos poder oferecer, em parceria com outras secretarias, educação profissional voltada para o setor primário e gerar emprego nesta região”, antecipa José Augusto.

Mesmo com a pandemia da Covid-19, a instituição conseguiu driblar as dificuldades e voltou a retomar a alta oferta de cursos. Em 2020, o centro de educação disponibilizou cerca de 55 mil vagas para a modalidade de educação a distância (EaD).

*Com informações da assessoria

Fotos: Bruno Zanardo/Secom

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Vagas no Cetam dobram para mulheres do AM

Cetam inicia aulas presenciais

Cetam oferta 17 mil vagas em cursos EAD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.