×
Lançamento de livro

História do “Curumim” vira livro em Manaus

O Curumim é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas

Conto será lançado na tarde deste domingo (6), no Largo São Sebastião. Foto: Divulgação

Manaus (AM)- O personagem infantil Curumim agora tem livro contando sua origem e criação.

O jornalista Mário Adolfo é o autor da obra “O Último Herói da Amazônia”, a ser lançada neste domingo (6), às 17h, no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus, no encerramento da 4ª edição da Semana do Quadrinho Nacional.

O Curumim é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas, em comenda concedida na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

A obra foi contemplada no Prêmio Feliciano Lana, em edital aberto pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), do Governo do Amazonas.

De acordo com Mário Adolfo, a publicação traz a trajetória do personagem, com momentos importantes como o lançamento da cartilha educativa sobre a História do Amazonas, na Suécia, em 1988, e a participação na primeira edição da Bienal do Livro do Amazonas, em 2012.

O personagem também já encantou leitores nas páginas impressas do Jornal em Amazonas Em Tempo

“O Curumim é patrimônio do Amazonas. O livro conta a história do personagem. É importante que seja lançado exatamente em um evento sobre quadrinhos”, explica o criador do personagem.

Na trajetória que leva informação, cultura e diversão às gerações de crianças e adultos há 38 anos, o Curumim ganhou o mundo: foi publicado na Suécia, participou da Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, foi mote da campanha de conscientização do Festival de Parintins e figurou na 1˚ Bienal do Livro do Amazonas.

O personagem também já encantou leitores nas páginas impressas do Jornal em Amazonas Em Tempo por 33 anos, de 1987 a 2020.

Sobre o escritor

Mário Adolfo é um dos mais premiados jornalistas de Manaus. Ganhou o Prêmio Esso por duas vezes, em 1984 (A corrida do ouro no Amazonas) e 1997 (Expedição Quilombo).  Ganhou também o prêmio Caixa Econômica de Jornalismo Social (1995), Menção Honrosa no prêmio Ayrton Senna (2000), Prêmio Confederação Nacional da Indústria (CNI) 2014 e Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo (2016).

O jornalista tem oito livros publicados — O Dia da Abertura (1979), O Que dá Pra Rir dá Pra Chorar (1984), Curumim o Último Herói da Amazônia (1992), A,E,I, Ópera (2000), Conversa Pra Boi Dormir (2001), Meu Bloco na Rua (2008), Meu Amigo Livro (2012) e Arthur Virgílio Filho – Perfil Parlamentar (2014).

Fotos: Divulgação

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Museu da Cidade oferece exposição virtual

Festival de Calouros do Sesc do AM abre inscrições

Projeto de escola musical recebe apoio do Governo do AM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *