×
Antietarismo

Lei estabelece nova sinalização de 60+ em estabelecimentos do Amazonas

Placas que traziam figura de uma pessoa curvada deve ser substituída por pessoa ereta

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, sancionou a Lei 6.733/2024, que determina a substituição de sinalização indicativa de espaço reservado para idosos por uma pessoa ereta e escrito 60+. A placa anterior era de uma pessoa curvada com uma bengala.

A sinalização serve para vagas, assentos, filas e outros que realizem serviços prioritários à pessoa idosa garantidos pelo artigo 3º, parágrafo 1º da Lei Federal 10.741/2003.

A mudança obrigatória de sinalização foi assinada em 5 de janeiro e é uma propositura da deputada Alessandra Campêlo, de abril de 2023.

Ainda em 2023, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que determina o uso da imagem de uma pessoa ereta e com a sinalização 60+ e 80+, atendendo ao Estatuto do Idoso, a todos os estados do Brasil.

Jussara Pedrosa, titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), frisa que a iniciativa é uma demonstração da mudança de imagem do senso comum com as pessoas idosas.

“A gente trabalha com idosos todos os dias e sabe que a antiga sinalização não os retrata mais. Hoje, combatemos o etarismo e mostramos que depois dos 60 anos se pode fazer tudo, basta ter o acompanhamento adequado como o que é ofertado pela Sejusc”, pontua a secretária.

A lei determina que mudança nos órgãos públicos deverá ser realizada gradualmente, conforme a disponibilidade orçamentária, e a substituição deverá ser feita sempre que houver necessidade de reposição ou criação de novas sinalizações.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Conheça os amazonenses que estão se destacando nacionalmente

Amazonas FC encara Rio Negro no primeiro jogo do ‘sócio-torcedor’ e com expectativa por estreias

Carnaval na Floresta 2024: Governo do Amazonas apresenta programação e esquema de segurança

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *