×
Saúde

Prevenção de câncer uterino é ampliada no Amazonas

Recentemente, com a ampliação da capacidade de realização da conização, o Estado também implantou uma nova unidade hospitalar de referência para o procedimento, desta vez, no Hospital Delphina Aziz

A implementação de ações voltadas para o enfrentamento do câncer de colo de útero na rede estadual receberam um reforço significativo. Entre essas ações, está a capacidade do Estado em realizar o procedimento de conização, uma pequena cirurgia onde um pedaço do colo do útero, em forma de cone, é retirado para fazer uma biópsia e confirmar ou não, o diagnóstico de câncer.

Desde que assumiu como deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Nejmi Aziz (PSD) defendeu e destacou a importância e a necessidade da realização deste exame em hospitais públicos de atenção à saúde da mulher. A deputada lembra que “na região Norte, a incidência de câncer de colo de útero é a maior do Brasil, e o exame de conização é um fator decisivo para o melhor prognóstico” destacou a parlamentar.

No mês dedicado à saúde da mulher, o “Março Lilás” de 2021, a deputada protocolou na casa legislativa, o Projeto de Lei (PL) nº 128/2021, que visa, assegurar a realização do exame de conização no estado do Amazonas, para a prevenção e o tratamento do câncer de colo uterino, mediante diagnóstico precoce, para evitar e/ou reduzir a mortalidade de mulheres pela doença. No PL, a parlamentar também propôs a ampliação deste procedimento para os municípios de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus em linha reta), Manacapuru (68 km), Parintins (369 km), Tabatinga (1.108 km) e Tefé (523 km).

No mesmo mês, o governador Wilson Lima (PSC), recebeu a deputada na sede do governo, para discutir a ampliação da política de prevenção do câncer de colo de útero no Amazonas. Na ocasião, o governador assinalou positivamente para a ampliação da conização na rede de saúde, prometendo estender o serviço na capital e implantar a conização nos municípios do interior.

Recentemente, com a ampliação da capacidade de realização da conização, o Estado também implantou uma nova unidade hospitalar de referência para o procedimento, desta vez, no Hospital Delphina Aziz, que também fará a coleta de biópsias da mama, descentralizando da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), onde antes, o procedimento era feito exclusivamente.

*Com informações da Aleam

Leia mais:

Redução de emolumentos cartorários não foi enviada à Aleam, diz Serafim

Wilson Lima destaca avanços de políticas sociais do Estado

Governo Federal zera imposto de remédio para tratamento de câncer

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *