Manaus (AM) – A seletiva classificatória para a disputa do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu contemplou 100 atletas com passagens aéreas para a disputa do torneio nacional, que acontece em Barueri (SP), entre 20 e 28 de abril, sob comando da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). A seletiva, que foi parte dos investimentos do programa “Manaus Olímpica”, da Prefeitura de Manaus, contou com 1.300 inscritos e aconteceu no no ginásio municipal Ninimberg Guerra, no bairro São Jorge, Zona Oeste, no sábado (23) e no domingo (24).
Na manhã de domingo (24), quando ocorreu a seletiva classificatória nas categorias infantil, infantojuvenil e juvenil, o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou que, além das passagens aéreas, os atletas selecionados serão contemplados com ajuda de custo para hospedagem e alimentação durante a estadia para a competição.
“Nós estamos fazendo essa seletiva. Manaus é a Cidade Sul-Americana do Desporto e estamos investindo. Serão cem passagens doadas para os atletas classificados na seletiva amazonense para o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu e, a partir dos nossos patrocinadores, vamos dar uma ajuda de custo de R$ 1 mil para aqueles atletas. Com isso, incentivamos a prática do desporto, principalmente o jiu-jitsu”,
afirmou o prefeito David Almeida.
A seletiva foi aberta ao público masculino e feminino, nas categorias infantil, juvenil, adulto e máster. “No ano passado, nós realizamos a primeira seletiva, foram cinquenta passagens ofertadas, este ano, cem passagens ofertadas, nós dobramos para 2024, em função também de Manaus ser a Cidade Sul-Americana do Desporto. Esse evento faz parte do calendário de ações. No sábado, competiram os adultos e o máster, e, domingo, foi a vez da garotada”, destacou o diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira.
Um dos talentos do programa “Manaus Olímpica”, a atleta Isabely Costa, de 13 anos, faixa verde de jiu-jitsu, reconhece a importância do incentivo para conquistar novos títulos e seguir evoluindo na modalidade. Ela mantém uma rotina rigorosa de treinos na academia CDL no Tatame, na comunidade Cidade das Luzes, bairro Tarumã-Açu, Zona Oeste.
“Eu sou campeã seis vezes amazonense, bicampeã sul-americana, campeã mundial do Super-JJP e campeã sul-americana do Super-JJP. É muito importante o que a Prefeitura de Manaus faz, porque muitas pessoas e adolescentes não têm condições de comprar uma passagem para ir para fora do nosso Estado. Esse trabalho vem para realizar sonhos e eu sou uma prova disso. Se não fosse a Prefeitura de Manaus me ajudando, eu não teria saído do Amazonas e conquistado o campeonato mundial em São Paulo”, celebrou a atleta.
Para o coordenador da seletiva pela FME, Orley Lobato, as avaliações representam um grande avanço para o esporte na cidade, pois Manaus é um celeiro de campeões. “Isso é um sonho que muitos lutadores queriam um dia, de termos passagens, um apoio. Nós temos vários campeões morando fora do Brasil. Isso é uma oportunidade muito grande para todos eles”, pontuou. Nos próximos dias, os atletas selecionados serão convocados para iniciar os trâmites de documentação, inscrições e preparativos para o Brasileiro de Jiu-Jitsu.
*Com informações da assessoria
Leia mais
JC Futebol Clube integra atleta do Pelci ao elenco profissional feminino
Atletas paralímpicas falam sobre representatividade nos esportes
Atleta amazonense de wrestling mantém chance de vaga olímpica
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱