×
empreendimento amazonense

Loppiano Pizza: 30 anos de empreendedorismo com sabor amazônico

Criada pelo casal Rogério e Lourdinha Cunha, Loppiano Pizza celebra em abril três décadas de atividade na capital amazonense

Manaus (AM) — Uma pitada de coragem, duas colheres de sonho empreendedor, três xícaras de tradição italiana, quatro porções de tempero amazônico e uma abundante dose de amor. Foram com esses ingredientes que o casal Rogério e Lourdinha deu início a um projeto promissor: a Loppiano Pizza. Em abril deste ano, o espaço completa 30 anos com sabores inusitados, que fazem referências ao “Bel Paese” e, ao mesmo tempo, ao maior estado em extensão territorial do Brasil.

A “centelha” inspiradora para o empreendimento, localizado na Praça 14, teve origem em uma série de conexões, incluindo uma proposta anterior da família: a rede de lanchonetes Ziza’s, fundada por Nuno e Maria Cunha, pais de Rogério.

“Atuei muito tempo lá, desde a parte do atendimento até a operacional. Então foi uma grande escola e serviu de inspiração para eu me decidir. Cheguei a trabalhar depois em um shopping de Manaus, mas não estava satisfeito e, recém-casado, virei para minha esposa e falei: ‘vamos montar nosso próprio negócio?’. Ela disse sim, até porque sabia de todo histórico que eu tinha no ramo de alimentação. E tudo foi se conectando. O fato dela ter morado na Itália e de minhas memórias juvenis estarem muito ligadas a pizzarias foram os sinais para que decidíssemos apostar em uma pizzaria, o que, felizmente, foi a melhor decisão”,

detalha Rogério.

Com a experiência de ambos — já que Lourdinha também trabalhou em lojas de vendas de produtos e ainda chegou a ter um pequeno negócio no segmento de moda e vestuário —, o casal deu asas à história de amor e empreendedorismo, que, inclusive, ressignificou o período tão turbulento que a dupla enfrentava.

“Pouca gente sabe, mas a ideia de montar a Loppiano veio depois de uma experiência de dor: minha esposa tinha engravidado de gêmeos, mas eles nasceram prematuros e, infelizmente, não sobreviveram. Os nomes deles eram Cristiano e Gabriel. A partida dos nossos dois primeiros filhos nos fez refletir que não tínhamos tempo a perder para realizar nossos sonhos. Então olhamos um para o outro e falamos: ‘com certeza a gente vai ter a proteção dos nossos dois anjos da guarda, então vamos montar nosso próprio negócio’. E eles nos abençoaram, porque, ao longo desses trinta anos, a Loppiano mudou nossas vidas e representou o sustento da nossa família, especialmente das nossas três filhas, Renata, Fernanda e Isabella, que vieram completar nossa história”,

especifica Rogério.

Valorização Cultural

O que seria apenas uma pizzaria com “know-how” coletado em São Paulo — cidade que recebeu a primeira pizzaria do Brasil, em 1910 — acabou se tornando uma grande experiência precursora da gastronomia local.

Carioca, casado com uma mineira, Rogério detalha que a estratégia de início era seguirem o que aprenderam na capital paulista, mas o encantamento amazônico acabou marcando presença. A história do casal com o Amazonas — ele vive há 55 anos no Estado e ela há 32 — fez com que o espaço refletisse a alma da região.

“Nós pensávamos que seria uma pizzaria estilo paulista, mas começamos a receber pedidos diferenciados. O primeiro sabor regional foi a famosa pizza caboquinha, com crédito ao meu primo, Armando, que foi meu parceiro no delivery. Um amigo de Belém também sugeriu que criássemos a pizza de tacacá. Assim, o regionalismo foi entrando na nossa veia como uma inspiração divina, o que se mostrou uma decisão acertada, ainda mais porque amamos propagar a cultura do Norte”,

pontua.
Casal Rogério e Lourdinha deu início ao projeto promissor há 30 anos Foto: Divulgação

Tacacá (pizza com jambu, camarão e tucupi dentre os ingredientes), Caboca Pávula (com banana, tucumã e queijo coalho) e Cupuaçu (com geleia e creme da fruta) estão na lista das opções regionais produzidas com carinho na Loppiano. Além dos sabores com toques da região, o casal de empreendedores faz questão de dar voz a talentos da terra, desde uma agenda repleta com músicos locais até o lançamento de embalagens estilizadas com gravuras do artista plástico Rui Machado.

“Temos até alguns nomes que não podem faltar nas nossas programações, como Celdo Braga, Márcia Siqueira, Mailzon Mendes, Humberto Amorim. O nosso saudoso Zezinho Corrêa também era presença confirmada e sempre abrilhantou o nosso espaço. Para celebrar os 30 anos da Loppiano Pizza e agradar às noites dos nossos clientes, teremos este ano uma programação com muitos shows e também muitas ações diferentes envolvendo toda a família”,

enfatiza Rogério.

De acordo com o empresário, todo o planejamento da Loppiano é feito como uma forma de devolver para a região tudo que a família Cunha conquistou.

“O Amazonas deu espaço para que realizássemos o sonho de sermos empreendedores, de conseguir criar nossas filhas, de gerar empregos. Atualmente, geramos trinta e quatro empregos diretos, fora os indiretos. E uma realização também maior é a de poder dar testemunho do projeto ‘Economia de Comunhão’, sendo uma nova forma de pensar e fazer negócios, mostrando ser possível ganhar dinheiro e gerar impacto na sociedade. Nossa missão é contribuir para uma economia mais justa, fraterna e regenerativa.”

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Brasileiros compram ovos de Páscoa mais caros este ano

Confira os horários de funcionamento do comércio de Manaus na Semana Santa

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *