Manaus (AM) – Os estudantes que participam do projeto “Da Escola para o Trabalho”, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM0, realizaram, nesta quarta-feira (30), a primeira visita técnica a uma empresa, em iniciativa que oferta cursos técnicos a estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e integra o programa Educa + Amazonas.
Para a primeira aula prática, os alunos da Escola Estadual (EE) Pedro Gislandy, que participam do curso de Técnico em Administração, estiveram na empresa Rio Negro, Serviços e Comércio, localizada na zona sul, para a acompanhar a rotina dos profissionais de produção e administração.
O coordenador do projeto, Alysson Lopes, explica que a atividade foi muito aguardada pelos estudantes.
“Esse é um momento muito importante para estes alunos, eles ficam ansiosos para visualizarem tudo que aprenderam em sala de aula, afinal, a gente sabe que a prática é essencial no processo de aprendizagem, por isso, estamos muito felizes em trazer o primeiro de muitos grupos que já estão recebendo outros cursos técnicos”, ressaltou.
Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o projeto atenderá 550 alunos, divididos em 22 turmas, e terá oito cursos técnicos, sendo eles: Serviços Públicos, Serviços Jurídicos, Qualidade, Logística, Administração, Recursos Humanos, Marketing e Design de interiores.
A ideia é que, nos próximos meses, o “Da Escola para o Trabalho” alcance 1,5 mil alunos da rede estadual.
O estudante Lucas Viana, de 18 anos, relata a experiência vivida durante a visita.
“Hoje, a gente teve a oportunidade de visualizar tudo o que aprendemos de forma teórica, coisas que são muito importantes para o nosso primeiro emprego, como o tratamento que deve ser dado aos clientes, sempre com respeito e atenção. Além disso, nós compreendemos que nada adianta ter excesso de informação se nós não colocarmos as experiências em prática”, salientou o aluno.
O aluno Victor Gabriel, explica que a atividade foi além de suas perspectivas.
“Eu achei muito interessante e inovador, porque para a gente é muito importante que visitas como esta aconteçam. Sem dúvida, esse é um investimento que vai impulsionar o acesso dos alunos ao mercado de trabalho”, disse.
Escolas polo
A EE Pedro Gislandy é a primeira entre 17 unidades da rede estadual que funcionarão como polos para o “Da Escola para o Trabalho”.
As demais são: Escola Estadual (EE) Ruy Araújo; EE Eunice Serrano; EE Márcio Nery; EE Antônio L. Bittencourt; EE Nathalia Uchôa; EE Adelaide T. Macedo; EE Vicente Telles; EE Antônio Encarnação Filho; EE Roderick Castelo Branco; EE Homero de Miranda Leão; EE Raimunda Holanda; EE José Bernardino Lindoso; EE Karla Patrícia; EE Roberto dos Santos Vieira; EE Eliana de Freitas (CMPM VII) e EE Evandro N. Carreira (CMPM VI).
O professor Alexandre Figueiredo, que faz parte do corpo técnico do Cetam, conta como a experiência vai agregar na vida dos estudantes.
“Nesse espaço os alunos conhecem desde a aquisição de material até a papelada, aquilo que é feito dentro do escritório, logo, esse momento marca a vida desse estudante e agrega muito à vida profissional destes jovens”, finaliza o professor.
Sobre o Educa+Amazonas
O Governo do Estado lançou, em julho de 2021, o Educa+Amazonas, um programa composto por 13 projetos prioritários e focado em quatro eixos da Educação: qualificação e reconhecimento dos profissionais da Educação; recuperação da aprendizagem dos estudantes; preparação do estudante para o futuro; e meio ambiente e sustentabilidade.
*Agência Amazonas
Leia mais:
Educação do Amazonas inicia Projeto “Conquistar” com aulas de reforço
Mais de 417 mil alunos da rede estadual voltam às escolas no Amazonas
Escola de Parintins aprova oito alunos no vestibular de Medicina da UEA
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱