×
Mundo agrícola

Conheça o software que analisa imagens e satisfaz necessidades das empresas agrícolas

A EOS Data Analytics está pronta para fornecer dados de imagens de satélite e capacidade analítica para empresas de TI da América Latina

Foto: Divulgação

Os avanços tecnológicos em equipamento, produtos químicos de proteção de culturas e gestão agrícola tornam possível melhorar a produtividade agrícola sem expandir as terras agrícolas, utilizando ao mesmo tempo métodos de produção de alimentos mais eficientes e ecológicos.

É seguro dizer que a agricultura de precisão, que implica a obtenção e utilização de dados sobre as colheitas, o solo e as condições meteorológicas através da teledetecção, desempenha um papel significativo na redução do esforço humano para realizar atividades agrícolas e tornar possível a gestão sustentável dos recursos agrícolas na região.

Em 2018, o mercado latino-americano de gestão da agricultura de precisão foi avaliado em cerca de 670 milhões de dólares. Em 2021, o valor de mercado atingiu 1,03 mil milhões e prevê-se que atinja 1,37 mil milhões de dólares em 2023, com uma taxa de crescimento anual composta de 15,4%.

Os satélites são uma das fontes de dados para a agricultura de precisão. Assim, os fornecedores de soluções agrícolas inteligentes podem acrescentar valor aos produtos existentes, integrando neles dados e análises de imagens de satélites. Além disso, as empresas de TI que planejam se envolver com clientes do setor agrícola precisam de acesso a fontes fiáveis de dados de imagens de satélite e capacidade técnica para processar e compreender como resolver problemas empresariais.

EOS Data Analytics, um fornecedor global de análise de imagens de satélite alimentado pela IA, pode satisfazer as necessidades do setor informático em termos de dados de imagens de satélite e do seu processamento e posterior análise.

Vídeo: EOS Data Analytics

“Estamos prontos para cooperar com as empresas do setor informático, fornecendo capacidades de integração e análise de dados de satélite. Desta forma, as empresas poderão expandir a funcionalidade das suas soluções, aumentar a base de clientes mediante o foco nas indústrias de interesse ou introduzir um novo produto completo em 4-6 semanas, poupando meses de desenvolvimento personalizado” menciona Dmytro Svyrydenko, Consultor de Soluções Agrícolas na região da América do Sul da EOS Data Analytics.

A companhia está desenvolvendo as suas fontes de análises de imagem de satélite atuais e de alta qualidade para as necessidades agrícolas. Em 2022, a EOSDA lançará o primeiro de sete satélites ópticos que, em 2024, fará a constelação de satélites concebida para o monitoramento agrícola – EOS SAT.

A EOS Data Analytics será a primeira empresa a lançar a constelação orientada para a agricultura entre aqueles que utilizam tecnologia de teledetecção nos seus produtos e serviços.

“Como resultado do lançamento do EOS SAT, os nossos clientes terão acesso em primeira mão a imagens com maior resolução e melhor tempo de revisitação do que os dados de acesso aberto. Além disso, o EOS SAT foi concebido especificamente para tratar problemas agrícolas. Consequentemente, a EOS Data Analytics fornecerá ela mesma aos usuários todos os serviços relacionados com dados, desde a aquisição de dados até ao processamento e extração de conhecimentos úteis para apoiar a sua tomada de decisões” diz Rim Elijah, vice-presidente de vendas da Data Analytics.

Serviços de integração e desenvolvimento de dados para o setor informático

As empresas de TI podem escolher entre três serviços da EOS Data Analytics: Integração API, marca branca e soluções à medida.

Integração API: os clientes têm acesso ao API da EOS Crop Monitoring para integrar dados de satélite não processados, processados e analisados na sua solução ou numa ferramenta GIS existente. Especificamente, os usuários podem navegar, visualizar, e analisar dados de nove satélites (por exemplo, Landsat, Sentinel, MODIS).

A previsão meteorológica e dados históricos do tempo, a análise de imagens utilizando 18 índices de vegetação, dados da umidade do solo desde 2015 ou estatísticas agrícolas para uma determinada região são algumas das características da ferramenta à disposição dos usuários.

EOSDA também pode adquirir dados de satélites adicionais (exigirá tempo e um custo extra).

Solução de marca branca: a solução demarca branca permite às empresas aumentar a sua base de clientes sem gastar meses e muito dinheiro para desenvolver uma solução tecnológica a partir do zero. Os usuários da solução de marca branca podem distribuir a plataforma EOS Crop Monitoring sob a sua marca e logotipo e escolher manualmente um conjunto de características e módulos.

Dependendo do nível de personalização e do número de serviços, há disponíveis duas opções de marca branca: Básica e Avançada. Com a opção básica, os clientes obtêm o EOS Crop Monitoring personalizado, pronto para os usuários parceiros. As características extra da opção avançada incluem um app móvel de escotismo e a capacidade de gerir usuários através de um painel de administração sob o domínio do cliente.

Resumo sobre as oportunidades de marca branca de EOS Crop Monitoring. Imagem: EOS Data Analytics

Além disso, todos os usuários ingressarão no Programa de Sócios de EOSDA e beneficiarão de apoio técnico, serviços e conteúdos educacionais.

Soluções à medida: este serviço implica expandir a funcionalidade padrão de EOS Crop Monitoring e construir um produto com base nos requisitos do cliente ou fornecer uma solução personalizada para um problema específico mediante pedido. As soluções à medida são:

  • Cobertura do terreno e classificação dos limites do campo
  • Classificação do solo
  • Acesso a dados de umidade do solo a partir de 2002
  • Mapas de classificação do tipo de cultura
  • Monitoramento da dinâmica das culturas
  • Previsão do rendimento

A equipe de P&D e ciência de dados da empresa encontrarão uma solução óptima para um determinado problema.

A EOS Data Analytics está interessada em compartilhar seus conhecimentos e ferramentas para ajudar as empresas TI a utilizar a análise de imagens de satélite para entrar no mercado tecnológico agrícola ou expandir a sua posição no mercado. A empresa pretende apoiar o setor agrícola e contribuir para a indústria espacial mundial através da constelação EOS SAT e da plataforma de agricultura de precisão EOS Crop Monitoring.

Leia mais:

Ações ao setor primário pelo programa Manaus + Agro são anunciados no AM

Agricultores familiares de Careiro da Várzea recebem verba e mudas frutíferas

Amazonas concede isenção de ICMS para comercialização de peixes ornamentais

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *