×
Cheia dos rios

“Zap da Cheia” vai atender municípios do AM durante enchente

O número é de WhatsApp e funciona apenas para envio de mensagens de texto e vídeos

O Zap da Cheia será coordenado pelo Núcleo de Moradia e Fundiário (Numaf) da DPE-AM (Foto: DPE-AM)

O Grupo de Trabalho Enchentes 2022, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), lançou nesta terça-feira (5), o Zap da Cheia – (92) 98431-7941 – para atendimento de demandas da população impactada pela cheia dos rios em Manaus e em todos os municípios do interior do Estado.

O número é de WhatsApp e funciona apenas para envio de mensagens de texto e vídeos. O serviço foi utilizado com sucesso em 2021, quando ficou concentrado em Manaus. Para 2022, o Zap da Cheia foi ampliado e seu alcance chegará a todo o Amazonas. 

De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, os moradores de locais atingidos pelas enchentes poderão enviar para o Zap da Cheia um vídeo de até 1 minuto mostrando o problema causado pela subida do nível das águas, e informando o local onde está, município, bairro, rua, endereço. As informações ajudarão no atendimento da demanda.  

“É preciso também que a pessoa se identifique, enviando uma foto da identidade ou outro documento de identificação. Esse é um serviço muito importante, porque nosso povo é humilde”, afirma o subdefensor geral, Thiago Nobre Rosas, que atua no GT Enchentes.  

O Zap da Cheia será coordenado pelo Núcleo de Moradia e Fundiário (Numaf) da DPE-AM, que receberá as demandas e as atenderá em Manaus ou as encaminhará para um dos 11 polos da Defensoria. Nos casos dos municípios onde ainda não há polo, as demandas serão encaminhadas para o Grupo de Trabalho do Interior (GTI).  

A partir das imagens enviadas ao Zap da Cheia e das denúncias da população, a Defensoria, por meio do Numaf, tomará medidas extrajudiciais e judiciais, para que os problemas sejam solucionados pelo poder público.  

“Em Manaus, o Numaf vai tratar a informação, encaminhar ofícios pedindo providências, acompanhar o cumprimento dessas providências, realizar reuniões técnicas com os órgãos, como Defesa Civil estadual e municipal, por exemplo, e acompanhar essas providências durante todo o processo de cheia no Estado”, explica Rosas.  

Atendimentos em 2021 

Em 2021, o Zap da Cheia contabilizou 179 atendimentos, de 3 de maio a 15 de junho, período da cheia dos rios, 40 deles relacionados à capital.  

Foram enviados 42 ofícios ao poder público, especificando que 24 foram em razão do canal. A maioria dos expedientes administrativos expedidos requisitavam providências do poder público como pagamento de auxílio-aluguel, construção de pontes e limpeza de rios e igarapés.  

Muitas demandas foram atendidas de forma administrativa pelo poder público. Dentre as solicitações atendidas, destacam-se os serviços de construção de pontes e limpeza na comunidade Bairro do Céu, localizada no Centro de Manaus, que foram viabilizados a partir de solicitação do Numaf. 
GT Enchentes 

O Grupo de Trabalho Enchentes foi criado em março de 2021 para atuação estratégica junto aos municípios do Estado atingidos pela cheia. O grupo tem como objetivo principal a tomada de medidas judiciais e extrajudiciais junto aos municípios atingidos pelas enchentes.  

Durante o período da cheia, o grupo percorreu cidades impactadas e articulou soluções para as demandas da população.

Destaca-se a recomendação para a concessão de auxílio-emergencial financeiro, medida que foi aceita e adotada tanto pelo Governo do Estado, quando pelo Município de Manaus. Em 2022, o GT Enchentes encaminhou ao Executivo Estadual recomendação para a concessão do auxílio novamente.   

*Com informações da assessoria

Leia mais

Municípios do AM decretam situação de emergência por conta da cheia

Eirunepé decreta estado de emergência em função da cheia do Rio Juruá

Mesmo com alto nível de chuva, Rio Negro não deve atingir cota de 2021

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *