×
Operação cheia

Operação Cheia 2022 é iniciada e agentes da Defesa Civil começam os trabalhos

A Defesa Civil tem mais de 300 áreas catalogadas que deverão ser afetadas pela cheia

A Defesa Civil estima a instalação de mais de 10 mil metros de pontes durante o período de cheia (FOTO: Divulgação)

Manaus (AM) – A Operação Cheia 2022 iniciou, oficialmente, nesta terça-feira (5). O início dos trabalhos foi anunciado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), na sede da Casa Militar de Manaus, na Compensa, na Zona Oeste, e terá a presença dos agentes da Defesa Civil, que atuarão na construção de pontes e passarelas temporárias.

A Defesa Civil estima a instalação de mais de 10 mil metros de pontes durante o período de cheia em vários pontos da cidade e já se prepara para, na sexta-feira (8), reunir no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), com todo o colegiado do Comitê de Gestão de Crises, alinhando as atividades de todas as pastas municipais envolvidas na operação.

Para o secretário-executivo da Defesa Civil, Fernando Junior, apesar de a operação ter sido lançada nesta terça-feira, o órgão se prepara o ano inteiro para esse momento.

“Independentemente do alerta dado pelo CPRM (Serviço Geológico do Brasil), a equipe da Defesa Civil sempre se prepara para a pior cheia de todos os tempos. Dessa forma, nós conseguimos antecipar os sinistros e agilizar as respostas para as pessoas afetadas pelo fenômeno natural”,

disse.

Atualmente, a Defesa Civil tem mais de 300 áreas catalogadas que deverão ser afetadas pela cheia, com inundações ou alagações, o que corresponde a aproximadamente 19 bairros. Estima-se que, pelo menos,  4 mil famílias serão impactadas pela enchente do rio que promete ultrapassar a marca de 29 metros.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

“Zap da Cheia” vai atender municípios do AM durante enchente

Eirunepé decreta estado de emergência em função da cheia do Rio Juruá

Vítimas de maus-tratos, crianças moravam em casa cheia de baratas e lixo em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *