×
Piscicultura

Ipaam cumpre vistoria a empreendimentos de piscicultura e indústrias de pescado

A ação atendeu três municípios do interior, ainda, com orientação aos empreendedores sobre a legislação

Manaus (AM) – Para vistoriar os trabalhos e procedimentos de empreendimentos de piscicultura e indústrias de beneficiamento de pescado, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) esteve nos municípios de Manacapuru, Anamã e Iranduba entre final de março e início de abril. A ação aconteceu por meio do Gerência de Controle de Pesca (GECP).

Foram realizadas, no total, dez vistorias, sendo em cinco frigoríficos e em cinco atividades de piscicultura. O objetivo foi a renovação de licença e monitoramento da atividade. Segundo o parecer inicial dos técnicos, não foi encontrado nenhuma irregularidade, podendo ainda ser expedido alguma notificação após a análise dos altos.

Essa ação é parte de um planejamento da Gerência de Pesca do Ipaam que pretende continuar com as fiscalizações por todo o estado, para dar encaminhamento às demandas de piscicultura, principalmente, nas renovações de licenças, que devido à pandemia estavam paralisadas.

O plano é fazer um levantamento geral dos empreendimentos de piscicultura e de beneficiamento de pescado para realizar o acompanhamento dessas atividades no estado como um todo para, assim, encaminhar as licenças aos respectivos estabelecimentos.

Missão das vistorias

Segundo observou a analista ambiental do Ipaam, Nonata Lopes, as ações de vistorias são necessárias para manter um padrão de qualidade no beneficiamento do pescado oferecido à população interna e externa do Amazonas. Nesse momento é possível ver se o empreendimento está atendendo todos os pré-requisitos estabelecidos na legislação e na licença ambiental.

“É um momento de contato que temos com o empreendedor para orientar, verificar, falar sobre a legislação e também colher informações dele. Saber das dificuldades e tentar estabelecer as condições mínimas para que não haja degradação ambiental”,

disse Nonata.

Além da criação de peixes e das empresas que beneficiam o pescado, há também as empresas de salga de peixes, que dentro das indústrias licenciadas pelo Ipaam, é considerada ainda um novo tipo de empreendimento.

O instituto fez nesse mesmo período, vistorias em quatro estabelecimentos em Manaus. Na próxima semana, está programado uma nova ação de vistoria que vai atender Coari, Codajás e Itacoatiara.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Ipaam investe em sistemas tecnológicos para acelerar atendimentos

Ipaam realiza audiência pública no Puraquequara sobre extração de argila

Desmatamento começa a afetar a diversidade de peixes em riachos na Amazônia

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *