×
Femuarte

Artistas locais abrem Festival de Música e Arte de Manaus 

O objetivo do festival, que é aberto ao público e gratuito, é descobrir e divulgar talentos culturais

Manaus (AM)- As apresentações de dez cantores locais com composições inéditas marcaram, na noite desta quarta-feira (6) o início do 1° Festival de Música e Arte de Manaus (Femuarte).

O evento aconteceu no Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, que conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O objetivo do festival, que é aberto ao público e gratuito, é descobrir e divulgar talentos culturais, escolher a melhor composição inédita, estimular a participação de compositores, cantores e artistas de Manaus, além de fomentar a cultura da economia criativa.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o apoio ao evento segue uma orientação do prefeito David Almeida, para difusão e retomada dos eventos culturais na cidade.

“Por determinação do prefeito David Almeida, a Manauscult não poupou esforços para a realização desse evento, como forma de fomentar a cultura e revelar novos talentos dentro da indústria da música local. Manaus foi umas das primeiras cidades impactadas pela pandemia, e, hoje,  pela união da Manauscult e da Secretaria de Cultura do Estado, podemos celebrar, a partir desse grande evento, a retomada da cadeia criativa da cultura em Manaus”, disse Oliveira.

Os artistas Humberto Vieira, Jânio Queiroz, Edilene Farias, Cleber Faba, Salomão Rosy, Ketlen Nascimento, Léo Monteiro, Rebeca Leitão, Toty Navegante e Ludi Souza, cantaram na primeira noite do evento, que irá premiar, em dinheiro, os cinco primeiros colocados, além das categorias de melhor letra, arranjo e intérprete, totalizando mais de R$ 43 mil em premiação.

O festival também conta com o apoio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM).

A segunda etapa do evento acontece nesta quinta-feira (7)  também no Parque Municipal do Idoso, das 15h às 22h. Durante a tarde, é realizada uma feira de artesanato de produtos diversos e, das 19h às 20h, acontecem as apresentações musicais.

O coordenador-geral do evento, Rogério Pimenta, explicou que o objetivo do festival é revelar novos talentos e valorizar os artistas da terra. 

“A ideia central do Femuarte é revelar novos talentos e trazer de volta a emoção dos compositores em participarem de grandes festivais em Manaus, e com uma premiação atrativa. Vale destacar que só está sendo possível a realização desse evento, a partir do apoio da prefeitura e da Manauscult, que se  sensibilizaram e acreditaram na ideia, e estão somando esforços com a nossa equipe para a concretização desse evento, estou muito feliz”, disse.

A grande final do Femuarte acontece na sexta-feira (8) no Teatro Amazonas, localizado no Largo São Sebastião, Centro. O acesso ao teatro será por ordem de chegada, e só será permitido a entrada mediante a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19.

Ordem de apresentação – quinta-feira (7)

1- Eu o amor e o mar- Nicolas Jr

2- Rio dos rios- Michael Lima

3- Adágio dos imortais- Victor França e Sofia Amoedo

4- Borboletar- Ianeza Portela

5- Bailarina- Bruno Rodruiguez

6- Zeppelin bare- Gil Valente

7- Volta logo pro meu dengo- Carol Navegante

8- O amor é um encanto- Luso Neto

9- Prenúncio- Iran Mak

*Com informações da assessoria

Fotos: Altemar Alcântara/ Semcom

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Cantora Amazonense se apresenta em Festival em SP

Manaus recebe sarau em comemoração aos 96 anos de Thiago de Mello

Saxofonista lança novo álbum musical

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *