×
DEFICIÊNCIA VISUAL

Servidor da SES-AM com deficiência visual utiliza sistema Braille para desempenhar funções

Antônio Oliveira Onório é servidor da UPA José Rodrigues e conta sua experiência neste Dia Nacional do Sistema Braille

servidor Antônio Oliveira Honório
Antônio perdeu a visão aos 20 anos devido à atrofia do nervo óptico bilatera. - Rodrigo Santos e Divulgação/SES-AM

Manaus (AM) – No Dia Nacional do Braille, celebrado nesta sexta-feira (8), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) conta a história do servidor Antônio Oliveira Honório, de 54 anos, que é deficiente visual e usa o sistema Braille para desempenhar atividades na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, na zona norte de Manaus.

Natural de Lábrea (a 702 quilômetros da capital), casado e pai de quatro filhos, Antônio perdeu a visão aos 20 anos devido à atrofia do nervo óptico bilateral, que comprometeu 95% de sua visão e, desde então, passou a utilizar o sistema Braille para se comunicar.

Para que o servidor desempenhasse suas funções laborais, a unidade de saúde padronizou, com o auxílio de Antônio, as placas em Braille em todo o almoxarifado, promovendo a inclusão desse servidor no mercado de trabalho.

Organizar, separar e distribuir medicamentos e insumos que a UPA necessita são algumas das tarefas desempenhadas pelo profissional.

Para Antônio, essa mudança no ambiente de trabalho trouxe vários benefícios, como por exemplo a facilidade para se locomover dentro do setor em que trabalha.

Essa ferramenta foi muito importante, pois agora posso me movimentar. Facilitou a organização dos materiais que são guardados no almoxarifado. Eu consigo identificar tudo por meio da leitura em Braille”, disse o servidor público.

A deficiência visual de Seu Antônio não se tornou um empecilho no trabalho, e a ação de inclusão, por meio da identificação com sistema de escrita tátil utilizado por pessoas com deficiência visual ou com baixa visão, facilitou o reconhecimento no setor em que atua, tornando-o mais independente, exercendo sua função com autonomia.

Ele é um exemplo de superação ao executar com excelência as tarefas diárias.

A unidade participa na integração e acessibilidade, sendo ciente da importância do processo de acolhimento e inclusão nas atividades laborais de pessoas com deficiência.

História

Em 1990 Antônio, mudou-se para Manaus com o intuito de dar continuidade ao tratamento da sua visão. Em 2000, iniciou seus estudos na Escola Joana Rodrigues Vieira, destinada à educação de pessoas com deficiência visual, concluindo assim seu ensino Fundamental e Médio.

Desde 2005, Antônio é atleta e participa de maratonas de corridas, tendo conquistado diversas medalhas no decorrer dos anos. Em 2014, concorreu a uma vaga na SES-AM, sendo aprovado e nomeado em 2017.

Primeiramente, trabalhou na maternidade Ana Braga, na zona leste de Manaus. Com a abertura da UPA José Rodrigues, no bairro Cidade Nova, em 2018, ele solicitou transferência para a unidade.

Braille

É um sistema de códigos em alto relevo que representa todas as letras do alfabeto, números, símbolos aritméticos e outros.

O Braille é composto por seis pontos, divididos em duas colunas de três pontos, formando no total 63 combinações diferentes, sendo cada um representante de um número, letra e pontuação.

*Agência Amazonas

Leia mais:

Rodrigo Guedes apresenta leis municipais em braille e áudio descrição

Espetáculo no Teatro da Instalação celebra Dia Nacional do Braille

Pela primeira vez, carnaval do AM terá desfile com audiodescrição

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *