×
Kits de segurança

Mototaxistas do Careiro da Várzea e de Eirunepé recebem kits de segurança

Os equipamentos de segurança fazem parte dos benefícios do projeto Motociclista Legal

Foto: Divulgação/Detran-AM

Manaus (AM)- Mototaxistas dos municípios de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus) e de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros da capital) receberam kits de capacetes e coletes, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Inicialmente, 37 profissionais foram beneficiados com os equipamentos de segurança que fazem parte dos benefícios do projeto Motociclista Legal.

Em Eirunepé, as entregas ocorreram nesta terça-feira (12) para 25 mototaxistas enquadrados dentro do perfil do projeto, que são: ser maior de 21 anos, estar habilitado há pelo menos dois anos na categoria A, ser morador do estado há pelo menos dois anos e ter renda familiar de até 2 salários mínimos.

O mototaxista Antônio José Barroso Pereira, de 47 anos, foi o primeiro contemplado com o kit de segurança em Eirunepé. “Sinto orgulho desse governo, pois não estávamos tendo apoio de ninguém, até agora”, agradeceu.

Além dos kits de segurança, 21 mototaxistas de Eirunepé também foram contemplados com os certificados de conclusão do curso de capacitação. Eles agora já podem solicitar o financiamento de até R$ 5 mil da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para fazer manutenção em suas motocicletas.

“Estamos muito gratos por isso. Tanto na segurança, com o colete e o capacete, quanto com esse crédito que vai nos beneficiar, pois necessitamos muito disso”,

comemorou o mototaxista Erimar Rodrigues da Silva, de 28 anos.

Lançamento

Foto: Divulgação/Detran-AM

Além dos mototaxistas, os demais moradores de Eirunepé e dos municípios vizinhos foram informados do lançamento do Polo Avançado de Atendimento do Detran-AM para a Calha do Rio Juruá.

Além de Eirunepé,  o Governo do Estado pretende implantar outros quatro Polos de Atendimento nos municípios de Humaitá, Tabatinga, Parintins e Tefé. Os polos irão oferecer os mesmos serviços ofertados em Manaus, como transferência de veículos, emissão de CNH, vistoria, captura de imagens, entre outros.

Careiro da Várzea 

Os mototaxistas do município do Careiro da Várzea, na Região Metropolitana de Manaus, também foram beneficiados pelo projeto Motociclista Legal com a entrega de 12 kits de capacete e colete.

O mototaxista Francisco Sergio da Silva Rocha, 32, atua há 10 anos na área e foi um dos contemplados para receber o kit no município de Careiro da Várzea.  “É importante para a nossa segurança e para padronizar todo mundo, e por conta de ser interior, às vezes fica difícil identificar o profissional que trabalha de maneira correta. Sou muito grato por essa ajuda”, agradeceu.

O projeto Motociclista Legal faz parte do Programa Detran Cidadão que, de forma gratuita, vai, primeiro, capacitar e atualizar os mototaxistas do estado e, depois, contemplá-los com  kit de segurança e o acesso ao crédito financeiro para realizar a manutenção de suas motocicletas.

“Nós temos uma grande missão pela frente, que é dar continuidade ao trabalho iniciado pelo nosso ex-diretor-presidente, Rodrigo de Sá, para levar o todo interior do estado os projetos do Programa Detran Cidadão, como  determinou o governador Wilson Lima”,

enfatizou Amurine Tomaz.

Motociclista Legal

Desde o lançamento, em novembro de 2021, já foram realizadas mais de 1.000 inscrições para os cursos gratuitos de capacitação e de atualização no interior e na capital.

Mais de 16 municípios já foram beneficiados com os cursos, e mais de 3 mil kits de segurança já foram entregues em Manaus e nos municípios de Manacapuru, Tefé, Autazes, Parintins, Barreirinha, Rio Preto da Eva, Eirunepé e Careiro da Várzea.

Edição Web: Bruna Oliveira

Fotos: Divulgação/Detran-AM

Leia mais:

Mototaxistas recebem crédito de até R$ 5 mil por meio de programa do Governo

Wilson Lima entrega capacetes e coletes para mototaxistas de Manaus

Protejo “Motociclista Legal” já beneficiou mais de 170 mototaxistas em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *