×
Modalidades

Esportes equestres retomam atividades no Amazonas

As principais competições acontecem em abril de 2022

Manaus (AM)- Os esportes considerados equestres, que usam cavalos como a principal parte do esporte, retomam as atividades no Amazonas.

Nos dias 23 e 24 de abril no Haras Duvale, Tarumã, zona Oeste da capital acontece a Prova de Três Tambores e no dia 30 de abril, na Chácara Santa Maria, os atletas participam da competição do Circuito de Vaquejada, promovida pela Associação dos Vaqueiros do Amazonas (Assovam).

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou na semana passada uma visita técnica com os médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), na Chácara Santa Maria.

Uma das modalidades do esporte equestre no Amazonas, apoiada pelo Governo do Amazonas, é a Prova de Três Tambores, que será disputada por crianças e adolescentes no Haras Duvale, de propriedade do empresário Elielson Ferreira do Vale.

No Haras, além da criação de cavalos quarto de milha e mestiços, o proprietário organiza eventos de prado no interior e atualmente tem animais competindo na modalidade três tambores.

“É preciso entender que os esportes equestres, bem como as feiras de exposições agropecuárias, movimentam a economia local e geram centenas de empregos. Daí a importância do Governo do Amazonas apoiar essas atividades, que também valorizam nossa cultura nacional”, disse o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

Para o presidente da Assovam, Evandro Alves, o evento não é muito conhecido na região, mas agora com o apoio do governo e a divulgação do esporte, espera que mais pessoas possam frequentar e aderir ao esporte.

“Esse é um esporte do Nordeste, mas estamos trabalhando para trazer com mais força a modalidade aqui para o Amazonas, tanto que aqui da Associação, já saíram competidores a nível nacional como o Pedro Zanini e o Jurandir Neto, elevando ainda mais a qualidade do esporte no estado, assim como o cavalo mais veloz do mundo, na prova de três tambores, Eurus ta fame, que atualmente está em São Paulo. Agradecemos o apoio do governo do estado nesse evento para que possamos dar ao público um campeonato de excelência”, disse o presidente.

A Assovam conta com o apoio da Sepror e suas vinculadas: Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que disponibilizará barracas, banheiros químicos, climatizadores, mesas e cadeiras; Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que disponibilizará o trator para manuseio da pista de competição; e Adaf, na fiscalização de sanidade dos animais para o evento. E busca fomentar os esportes equestres no estado do Amazonas, atuando com responsabilidade, organização e regras.

Competições 

A chácara Santa Maria, é o local onde acontecem os eventos organizados pela Assovam, e onde ocorre a preparação dos atletas que participarão da competição, aloja alguns animais e fornece os suplementos aos animais, além do tratamento da sanidade dos mesmos.

Com o apoio do Governo, está sendo possível trazer ainda mais a organização, profissionalização dos participantes e agilidade junto aos órgãos oficiais: Ministério da Agricultura, Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), que é a associação nacional que regulamenta as vaquejadas; e a Adaf, que fiscaliza as normas sanitárias exigidas; fomentando assim, por meio dos esportes equestres, a geração de empregos de forma direta e indireta e impulsionando o comércio no estado do Amazonas.

O local tem aproximadamente 500 animais entre bois e cavalos, e reúne a cada evento de vaquejada, em média de 2 a 5 mil pessoas, em um circuito em 02 categorias. Para o veterinário da Adaf, Willian Bresson “A Adaf tem um papel fundamental na garantia da sanidade dos animais que vão participar de um evento de grande porte como esse”, afirmou o veterinário.

O Campeonato Amazonense de Vaquejada da associação será em 6 etapas e acontece em duas categorias: a Aspirante (pessoa de nível técnico inicial na vaquejada), e Amador (nível técnico mais elevado dentro da vaquejada onde o participante não pode ter remuneração vindo do cavalo).

A primeira foi realizada no dia 26 de março, a segunda será realizada no dia 30 de abril, e as demais etapas nos meses subsequentes. É importante ressaltar que os eventos têm todos os profissionais habilitados e credenciados pela ABVAQ, seguindo as exigências do TAC para estar alinhado com o MPF e garantir o conforto e segurança do animal.

*Com informações da assessoria

FOTOS: Felipe Pessoa/Sepror

Edição Web: Bruna oliveira

Leia mais:

Cavaleiro Pedro Paulo Cordeiro treina geração de atletas em Manaus

Polícia Militar do Amazonas promove exposição em Manaus

Cavaleiro do AM ministra minicurso em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *