A oitava edição do Programa Governo Presente, na Escola Estadual Pedro Câmara (CMPM VIII), no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus, ultrapassou a meta de atendimentos. De acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), durante todo o dia foram realizados 6.378 atendimentos, entre serviços médicos e veterinários, emissão de documentos, suporte psicossocial, acesso ao crédito, além de atividades recreativas e culturais. A edição aconteceu no sábado e os dados foram divulgados neste domingo (21).
O programa é realizado pelo Governo do Amazonas, com a participação de 37 secretarias e órgãos estaduais e acontece sempre aos sábados, com o objetivo de alcançar a população de todas as áreas da cidade. A próxima edição do Governo Presente já está agendada para sábado (27), na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus.
De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o Governo Presente vem sendo um sucesso de público, superando a meta de atendimento a cada semana. Para essa edição, afirma o secretário, a meta era 5.035 atendimentos, mas foram realizados mais de 6.378.
Entre os serviços mais procurados estão os atendimentos de saúde. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou aproximadamente 900 atendimentos, entre consultas com especialistas, exames e orientações de promoção à saúde. Além dos serviços de saúde, a SES-AM também levou a Ouvidoria para atender às demandas da população relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobre consultas e exames.
A Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão vinculado à SES-AM, proporcionou 567 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, pelo Ônibus da Prevenção, além da distribuição de preservativos.
O serviço do Castramóvel, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) foi responsável por 125 castrações solidárias de cães e gatos e 100 agendamentos.
Segurança e cidadania
Os serviços da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) também estiveram entre os mais demandados. Foram mais de mil atendimentos para emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN), através do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM).
“Eu fui muito bem atendido e é muito bom trazer para a população esse novo sistema do CIN, que muitos ainda não têm. Faz com que a gente tenha interesse em atualizar os documentos”, declarou Anderson Pequeno, após a emissão da sua carteira de identificação.
A Polícia Militar promoveu a exposição de projetos sociais e apresentou unidades operacionais dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM) e Especializado (CPE). A Defesa Civil atendeu 145 pessoas em seu estande, com ação educativa sobre desastres naturais e prevenção.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fez cerca de 500 atendimentos, entre Educação Para o Trânsito, serviço da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e entrega de CNH Social, serviços de veículos, entre outros.
Cerca de 100 pessoas estiveram na sala de atendimento ao público do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) para fazer denúncias e receber orientações jurídicas.
Atendimento social
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realizou 292 atendimentos, incluindo corte de cabelo, esmaltação e serviços de manicure e massoterapia. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) promoveu o projeto “Mania de Ler”.
O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) realizou cerca de 100 atendimentos pelo Programa Crédito Solidário e a Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS) atendeu 163 mulheres interessadas no Crédito Rosa. O programa é voltado para mulheres empreendedoras, oferecendo financiamento para despesas operacionais essenciais à implantação, manutenção, ampliação e modernização de suas atividades produtivas.
A Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) prestou aproximadamente 125 atendimentos, abrangendo emissão de boletos, negociação de débitos habitacionais e abertura de processos para regularização fundiária. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECT) prestou 95 consultas de processos e cadastramentos para regularização fundiária.
Setor primário
A Secretaria de Produção Rural (Sepror) entregou 300 cestas de frutas e legumes através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em uma iniciativa integrada ao Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa). O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal e Sustentável Florestal do Estado do Amazonas (Idam) capacitou 20 pessoas com o curso “Hortas em pequenos Espaços”.
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) entregou três toneladas de peixe para três instituições do bairro Compensa, credenciadas no FPS, alcançando aproximadamente mil famílias.
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