×
eleições

Pré-candidatos apostam em vices “possíveis” no lugar dos “ideais” para Prefeitura de Manaus

Ao Em Tempo, o cientista político Carlos Santiago explica que a escolha dos vices na política manauara foi uma corrida contra o tempo

A poucos dias para o fim das convenções partidárias, a maioria dos pré-candidatos à Prefeitura de Manaus oficializou vices “possíveis” no lugar dos “ideias”, após acordos políticos entre partidos.

O vice “ideal” deve agregar apoio, tempo de propaganda eleitoral, além de recursos para a campanha. A avaliação é do sociólogo, analista político e presidente da Comissão de Reforma Política, da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas, Carlos Santiago.

Entre os pré-candidatos, cinco dos oito definiram seus vices, são eles: Amom Mandel (Cidadania), Roberto Cidade (União Brasil), Capitão Alberto Neto (PL), Wilker Barreto (Mobiliza), Professor Gilberto Vasconcelos (PSTU). Enquanto, David Almeida (Avante), Marcelo Ramos (PT) e Natália Demes (PSol) ainda não anunciaram os nomes que iram compor chapa.

“Existe o vice ideal e existe o vice possível. O ideal é que seja uma pessoa filiada em um grande partido politico, que tenha um bom tempo de rádio e TV, um ótimo recurso para financiamento da campanha, seja agregadora, traga novos apoios, que tenha votos e simpatia popula, esses são as características de um vice ideal. Até o momento o que se percebe na política de Manaus são a escolha de vices possíveis, em um contexto político de acordos políticos”, explica o cientista político. 

“Nem sempre o vice ideal é possível, por isso, que as possibilidades encontradas até o momento pelas pre-candidaturas foram as opções dentro de uma conjuntura, em que o tempo determina suas escolhas nas convenções partidárias”, acrescenta.  

Chapa inclusiva

Amom Mandel aposta em uma “chapa pura da inclusão” para conquistar os eleitores. O pré-candidato anunciou, na terça-feira (30), a advogada e ativista Nancy Segadilha (Cidadania).

Os dois formam a primeira chapa pura e inclusiva, já que Segadilha é tetraplégica, ativista pela causa das pessoas com deficiência (PCDs) e Amom é autista. 

“No caso do pré-candidato Amom Mandel, ele optou por escolher uma advogada militante, uma pessoa séria e respeitada, mas que não possuí força eleitoral e nem estrutura partidária para estar em uma campanha tão grande. Mas, Mandel decidiu apostar em uma parceria de jovens que buscam a renovação”, avalia o cientista político. 

Estratégia para tirar votos

Em um anúncio surpresa, Roberto Cidade (União Brasil) oficializou o seu vice Coronel Menezes (PP). Já o pré-candidato Alberto Neto (PL), com apoio do ex-presidente Bolsonaro, firmou a parceria com Maria do Carmo Seffair (Novo)

Para o cientista político, essa decisão de Roberto Cidade de optar pelo Coronel Menezes como vice é uma estratégia para retirar votos de seu concorrente direto Alberto Neto. 

“Roberto Cidade escolheu Coronel Menezes, um bolsonarista raiz próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e essa escolha tem a intenção de tirar votos do pré-candidato Capitão Alberto Neto e escalar Roberto Cidade para o segundo turno.”

Maria do Carmo foi escolhida pelo pré-candidato do PL para juntar “forças” em uma tentativa de crescer nas pesquisas.

“Maria do Carmo foi escolhida pelo pré-candidato Capitão Alberto Neto porque sua campanha não crescia, assim como a pré-campanha da Maria do Carmo, então resolveram unir forças para alcançar algo melhor nas pesquisas, na pré-campanha e na campanha, uma situação bem difícil se ambos marcham separados”, destaca o cientista político.

Agregação de forças políticas

Wilker Barreto também anunciou a professora Renata Moraes como candidata a vice-prefeita na chapa. A candidatura do Professor Gilberto Vasconcelos (PSTU) terá a dirigente do movimento Luta Popular, Damiana Amorim (PSTU), para compor sua candidatura. 

“Wilker Barreto homologou uma companheira de chapa, uma construção mais com objetivo de uma formalidade do que uma agregação de forças política”, explicou Carlos Santiago. 

Sem vice 

Os pré-candidatos David Almeida (Avante), Marcelo Ramos (PT) e Natalia Vasconcelos (PSTU) ainda não anunciaram seus vice candidatos. 

“No caso de David e do Marcelo Ramos, suas escolhas passam por agregar novos partidos, novas lideranças políticas. David Almeida quer uma chapa puro-sangue, e pode ter problemas, com seus aliados. Marcelo quer contar com mais força, principalmente com os partidos, que estão na base de apoio do governo Lula. Por isso, até que as convenções e as escolhas dos vices do David e do Marcelo, a política e as eleições continuam indefinidas”.

A convenção partidária do Avante ocorrerá no dia 3 de agosto, sábado, às 19h, no Espaço Via Torres, localizado na Avenida das Torres, bairro Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus.

O evento irá oficializar o nome do prefeito e pré-candidato David Almeida como candidato à Prefeitura de Manaus e revelar o nome do vice, ainda não definido. Almeida é favorito nas pesquisas eleitorais nas eleições municipais.

O nome de possíveis vices para David Almeida são bastante aguardados e especulados. 

“Vamos aguardar o anúncio de David Almeida e Marcelo Ramos, decisões que prometem, pois David Almeida quer chapa puro-sangue e um parceiro correlacionado de sua composição, enquanto Eduardo Braga e Omar Aziz buscam emplacar os seus apoiadores na chapa de David”, disse o cientista político. 

A Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil), que reúne os partidos PT, PCdoB e PV, anunciou sua convenção partidária, para o dia 4 de agosto. Na ocasião será oficializado o nome de Marcelo Ramos (PT) à Prefeitura de Manaus.

“Marcelo quer ampliar a sua articulação e busca uma indicação de um vice ou de uma vice, que agregue mais força do que ele já tem no campo dos partidos de esquerda. Até que as convenções e as escolhas dos vices do David e do Marcelo, a política e as eleições continuam indefinidas”, explicou. 

A convenção partidária que iria oficializar a candidatura de Natalia Vasconcelos pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSoL) foi afiada, no domingo (28). A pré-candidata, Natália Demes, afirmou, na segunda-feira (29), que segue concorrendo na disputa.

Leia mais:

Pesquisa aponta David Almeida na liderança com Amom e Cidade na briga pelo segundo lugar

Amom anuncia ativista Nancy Segadilha como sua vice na disputa à prefeitura

Roberto Cidade anuncia Menezes como seu vice para a Prefeitura de Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *