×
Edital nacional

Projeto M.U.S.A abre edital para artistas de todo o Brasil

Os 22 selecionados participam de uma exposição que acontece entre julho e outubro de 2022 em São Paulo

O Projeto M.U.S.A – Movimento do Universo das Artes tem inscrições abertas de 18 de abril a 18 de junho de 2022. Destinado a artistas, individual ou em grupo, de todo o Brasil, os 22 selecionados participam de uma exposição que acontece entre 27 de julho a 2 de outubro de 2022 em São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo site www.musa.art.br.

Um dos diferenciais do projeto é a mentoria, com reuniões mensais, que os artistas vencedores ganharão com o Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e crítico de arte Oscar D’Ambrosio e o Doutor em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte no PPGAV/UFRGS Nei Vargas da Rosa.

Além disso, ganham também um catálogo impresso e virtual, fotos de divulgação e suas obras poderão ser vendidas no espaço. Diversos agentes da arte foram convidados para compor o júri, como o artista visual e montador Luiz83, a artista visual Con Silva, o artista visual Rafael Matheus Moreira, a galerista Lara Brotas e o colecionador Fernando Bueno.  

O evento é promovido e dirigido pelo artista visual e empreendedor Renato Gosling, em parceria com a Árvore Cultural, sob coordenação da produtora Dirce Abreu, curadoria de Oscar D’Ambrosio e coordenação artística de Nei Vargas da Rosa e incentivado pelo Magazine Luiza.

Semana de 22


Serão selecionados 22 artistas, de todo o território nacional, número em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Os critérios de seleção estarão voltados para as maneiras como a poética de cada artista, seja em aspectos formais ou de conteúdo, lida com a temática proposta, que é revisitar o conceito de “musa”, algo que vem da Grécia Clássica e ganha, na realidade contemporânea, novas e infinitas conotações.

Sobre o Projeto M.U.S.A


Surgiu da percepção do artista e empreendedor Renato Gosling de propiciar a criadores visuais uma nova maneira de ascensão na carreira, em uma perspectiva inclusiva tanto entre aqueles que geram arte como entre aqueles que a avaliam. Contemplado pela Lei Rouanet via Magazine Luiza, o projeto conta, por isso, com um júri que apresenta diversidade étnica, de gênero e de função dentro do sistema da arte contemporânea.

“Os editais são uma maneira de dar visibilidade a novos talentos. Este projeto, nesse aspecto, busca diversidade na comissão julgadora, incluindo críticos de arte, acadêmicos, artistas, colecionadores e proprietários de galeria. Dessa maneira, é possível que os participantes do edital sejam vistos de uma maneira ampla e sob diversos ângulos”, afirma o artista e empreendedor Renato Gosling.

“O projeto M.U.S.A tem essa vertente de incluir a arte no dia a dia de pessoas que não tem essa oportunidade. Tem impacto na democratização do acesso à arte”, afirma o especialista em Leis de Incentivos do Magazine Luiza Fábio Costa.

Os projetos patrocinados pelo Magazine Luiza são norteados por critérios de espírito de público, de fomento cultural, de ampliação do acesso às atividades culturais entre os brasileiros e de preservação e difusão do patrimônio cultural e artístico do Brasil, de modo formar um legado perene para a arte e a cultura do país.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Teatro Amazonas recebe Internacional Jazz Day

Espetáculo de Páscoa anima Itacoatiara

Estudantes são premiados em concurso cultural

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *