×
Recuperação de veículos

“Paredão” ajudou na recuperação de mais de 400 veículos em Manaus

Só em 2022, entre os meses de janeiro e março, o Paredão auxiliou na recuperação de 283 veículos

Sistema de videomonitoramento
Capitão da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Paulo Furtado. - Tarcísio Heden/SSP-AM

Manaus (AM) – Em cinco meses, o Paredão, sistema de câmeras inteligentes de videomonitoramento, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), auxiliou na recuperação de 463 veículos roubados ou furtados, em Manaus.

O sistema foi lançado em outubro do ano passado pelo governador Wilson Lima, como um dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro.

Só em 2022, entre os meses de janeiro e março, o Paredão auxiliou na recuperação de 283 veículos. Os dados são do Centro Integrado de Análise de Imagens de Segurança Pública (Ciaisp), da SSP-AM.

As 500 câmeras que compõem o sistema de videomonitoramento foram instaladas em pontos estratégicos da capital e estão interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

De acordo com o capitão da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Paulo Furtado, o Paredão ajudou a coibir roubos e furtos de veículos na cidade.

A gente percebe que o Paredão inibiu muito os crimes de roubos de veículos, que eram utilizados para outros crimes. E isso gera uma segurança muito grande na nossa área, onde a gente consegue destacar o efetivo policial para outras missões”, explicou o capitão.

Retorno para a população

Dois meses após o lançamento do Paredão, os resultados positivos já se tornaram evidentes. Em novembro e dezembro de 2021, o sistema identificou e recuperou 180 veículos com restrição de roubo ou furto.

O mototaxista Thiago Duarte teve sua motocicleta roubada e, com o auxílio do Paredão, conseguiu recuperar o veículo, sua principal ferramenta de trabalho.

O programa veio para beneficiar muita gente, a gente que trabalha na rua, os trabalhadores motoboys. Graças a Deus, através da câmera inteligente, conseguimos recuperar a minha moto, que é meu instrumento de trabalho. Essa câmera inteligente veio para ajudar muito a gente aqui de Manaus. Espero que aumente mais o número de câmeras na cidade para melhorar cada vez mais”, ressaltou Thiago.

Mototaxista Thiago Duarte. – Tarcísio Heden/SSP-AM

O mototaxista Cleyson Santos estava realizando entregas quando foi surpreendido por assaltantes que lhe tomaram o veículo. Um dos infratores foi preso pela Polícia Militar. Cleyson teve o veículo recuperado no dia do próprio aniversário.

“O policiamento vem ajudando bastante na segurança da cidade, com todo o sistema de segurança”, declarou o mototaxista.

Mototaxista Cleyson Santos. – Tarcísio Heden/SSP-AM

*Agência Amazonas

Edição Web: Bruna Oliveira

Fotos: Tarcísio Heden/SSP-AM

Leia mais:

Polícias Civil e Militar recebem 61 viaturas para reforçar a segurança em Manaus

Indicadores de crimes reduziram nos últimos seis meses, aponta SSP-AM

Polícia faz balanço de apreensões de armas, munições e drogas em abril

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.