×
Interdição

CIF interdita lojas de equipamentos eletrônicos no Centro de Manaus

Falta de alvará para funcionamento e sonegação fiscal foram as principais irregularidades encontradas

Manaus (AM)- Dezenove lojas de equipamentos eletrônicos foram foram vistoriados e nove estabelecimentos foram interditados por irregularidades, além de 17 autuações aplicadas. O intuito é de coibir a venda irregular de celulares e demais aparelhos. 

A Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento Integrado (Seagi), coordenou a ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF) na manhã desta quarta-feira (20).

Falta de alvará para funcionamento e sonegação fiscal foram as principais irregularidades encontradas durante a ação.

Os estabelecimentos, Odin Celular, Barão Cel, Darllan Cel e outros três estabelecimentos foram interditados pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) por falta de documentação necessária para o funcionamento.

Três estabelecimentos foram interditados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) por sonegação fiscal. De acordo com o auditor fiscal da Sefaz-AM, João Marcelo, o objetivo era coibir irregularidades com o consumidor.


“Nós buscamos averiguar a regularização de cadastro para investigar se esses comerciantes estariam contribuindo com os tributos fiscais obrigatórios. Em alguns casos, identificamos a sonegação e efetuamos a interdição do local até que se regularize o cadastro fiscal”, disse o fiscal.

A loja Renascer teve 255 brinquedos apreendidos por não apresentarem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e não oferecerem segurança para o uso infantil.

Além dos órgãos e secretarias executivas que compõem a SSP-AM, a CIF contou com agentes do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Semef, Ipem-AM, Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU) e Sefaz-AM.

FOTOS: Tarcísio Heden/SSP-AM

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

CIF autua estabelecimentos durante Carnaval

CIF fiscaliza lojas de fogos de artifícios

Saiba como identificar um abusador intencional

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *