A deputada estadual Débora Menezes (PL) retirou de pauta o Projeto de Lei (PL) que institui no Amazonas o “Dia da Luta pela Democracia”, em homenagem ao ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista, que pediu anistia de presos por atos golpistas em 2023.
O projeto foi apresentado em março na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e entraria em votação na quinta (28), mas após sofrer rejeição de outros deputados, Débora solicitou a retirada da pauta.
Um dos deputados que se mostrou conta o PL foi Carlinhos Bessa (PV), que enfatizou a existência de datas que já comemoram a democracia brasileira.
“Acredito que esse projeto não é pertinente, porque, dentro da democracia brasileira, já existem as datas comemorativas que trazem a democracia do país. Então, formular uma nova data, para mim, não tem essa possibilidade e fora que a data, o projeto de Lei traz como grande significativo o ex-presidente Bolsonaro, não tenho nada contra Bolsonaro, mas infelizmente não tenho como votar a favor trazendo ele como exemplo, tendo em vista tudo o que esta acontecendo, tudo o que foi planejado contra a democracia do nosso país”, afirmou Bessa.
Sinésio Campos (PT) também fez duras críticas ao projeto, que segundo ele, não tem conotação histórica e social no Brasil.
“Esse Projeto de Lei, de autoria da deputada Débora Menezes, que institui o Dia da Luta pela Democracia. Essa data escolhida é a data da convocação que o ex-presidente Jair Bolsonaro convidou todos para ir à Avenida Paulista para, lá, ser contrário ao Supremo Tribunal Federal e ao governo. Essa proposta não tem conotação histórica e social. O Brasil não se sente representado na sua plenitude com esta data, uma provocação, uma manifestação contra o governo e contra o Supremo Tribunal Federal. Essa não é uma data emblemática nem histórica, pode ser para um segmento ou uma parte da sociedade, ou de um partido político”, disse o deputado.
Débora Menezes afirmou que o projeto de Lei será “aperfeiçoado”.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱