×
Limpeza

Coletor flutuante é entregue para projeto “Gari Comunitário Fluvial”, em Manaus

Ação vai ajudar a combater o descarte irregular de resíduos na área da Marina do Davi

Manaus (AM) – Foi entregue nesta segunda-feira (25), um coletor flutuante na marina do Davi, na estrada da Ponta Negra, zona Oeste.

Na ocasião, a secretaria também lançou o projeto “Gari Comunitário Fluvial”, que vai auxiliar os moradores e frequentadores do local a fazerem o descarte correto do lixo.

O equipamento foi desenvolvido pelos servidores da secretaria, na gestão do antigo secretário da Semulsp, Sabá Reis, e vai ajudar a combater o descarte irregular de resíduos na área. Uma equipe de conscientização ambiental atua no espaço, orientando sobre o descarte correto do lixo e o uso do coletor.

O secretário da Semulsp, Altervi Moreira, acompanhou a entrega do coletor e destacou que toda a estrutura da prefeitura está à disposição para deixar Manaus mais limpa e organizada, como o gari fluvial e a equipe de conscientização ambiental, que vão ajudar no auxílio do descarte correto do lixo.

“Essa é uma ação que já vem sendo desenvolvida pelo ex-secretário Sabá Reis e entregamos hoje o terceiro coletor para os moradores. Este trabalho vai ser contínuo. A base flutuante vai atender este espaço que produz muito lixo, onde passam mais de 5 mil pessoas por dia”, destaca.

Como funciona

O “Gari Comunitário Fluvial” realiza, todos os dias, o recolhimento do lixo na comunidade e leva até o coletor flutuante. Em seguida, o material é acomodado em balsas e encaminhado ao aterro sanitário para o descarrego. No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados.

A Semulsp já entregou três coletores fluviais como na comunidade Nossa Senhora do Livramento, do Abelha, e agora, na marina do Davi. A meta é entregar em todas as comunidades rurais da capital.

A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retira, em média, 35 toneladas de lixo por dia. Grande parte desses materiais retirados das águas é de garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos, que poderiam ser reciclados.

Conscientização de todos

Diminuir o volume de lixo é um hábito cada vez mais urgente e o processo começa com as escolhas que cada um faz, conforme explica o secretário. Se cada cidadão fizer a sua parte, a situação pode melhorar muito e a natureza ficará menos sobrecarregada.

“Um dos passos é não jogar seu lixo da janela das embarcações, guarde e jogue no local correto”, orientou o titular da Semulsp.

Fotos: Marinho Ramos /Semcom e Tessa Mídia

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Prefeito desafia equipe da Semulsp a manter Manaus como a mais limpa do Brasil

Sabá Reis se despede da Semulsp com gestão exaltada por David

Prefeitura de Manaus realiza mutirão de limpeza em avenidas do bairro Coroado

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *