×
Realidade virtual

Projeto da UEA usa realidade virtual no ensino de casos clínicos

A ferramenta busca virtualizar casos clínicos de situações reais de uma sala de emergência médica

realidade virtual
A iniciativa conta com o apoio da Samsung. - Daniel Brito/UEA

Manaus (AM) – O uso da realidade virtual tem se tornado cada vez mais presente no processo de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Com o objetivo de aproximar estudantes desta tecnologia, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), apresentou, neste mês de abril, a ferramenta Salus VR.

Ela permite que alunos do curso de Medicina sejam avaliados por meio de simulações virtuais de casos clínicos. A iniciativa conta com o apoio da Samsung.

A ferramenta busca virtualizar casos clínicos com a criação de ambientes imersivos de situações reais de uma sala de emergência médica, simuladas de forma dinâmica e interativa. Ao fim da simulação, o estudante recebe uma nota correspondente ao desempenho durante a avaliação.

O Salus VR foi desenvolvido por docentes que atuam no UNA-SUS incluindo, ainda, a participação de pesquisadores e alunos das áreas de saúde e tecnologia.

O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Plataforma em Saúde foi realizado por meio de convênio com a Samsung, usando recursos da Lei de Informática para a Amazônia Ocidental (Lei Federal nº 8.387/1991), estando sua divulgação de acordo com o previsto no artigo 39º do Decreto nº 10.521/2020.

O Salus VR passará por uma fase final de testes de usabilidade com alunos do curso de Medicina, como parte do processo de pesquisa científica. Após essa etapa, a aplicação ficará pronta para uso dos professores em sala de aula.

Durante a avaliação, o Salus VR possibilita a virtualização de dois quadros clínicos: atendimento de pacientes com casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto.

O coordenador do projeto, professor João da Mata Libório Filho, disse que o apoio para o financiamento do Salus VR foi fundamental no desenvolvimento da ferramenta e a inovação possui um papel importante na melhoria do ensino de habilidades clínicas.

O VR é uma tecnologia de ponta que está sendo utilizada no mundo todo. Na Salus VR, o aluno faz uma imersão para atendimento de um caso clínico em uma sala de emergência simulada com realidade virtual. Isso facilita todo o processo de aprendizagem”, disse.

Fotos: Daniel Brito/UEA

*Agência Amazonas

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Filmes, experiências VR e jogos estão mudando a forma como consumimos a história; veja por que isso é bom

Casa da Ciência do Inpa em Manaus realiza exposição com invertebrados

Firmado contrato para lançamento de biografia de egresso do sistema socioeducativo no AM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *