×
Projeto

Brazil Potash avança em projeto de potássio no Amazonas com apoio local

Brazil Potash discute avanços do Projeto Potássio Autazes com governador Wilson Lima, prefeito de Autazes e lideranças indígenas

Foto: Divulgação

A Brazil Potash Corp anunciou esta semana que sua liderança se reuniu com o governador do Amazonas, Wilson Lima, o prefeito de Autazes, Thomé Neto, e representantes do Conselho Indígena Mura (CIM). O encontro discutiu o progresso do Projeto Potássio Autazes, considerado o maior empreendimento de fertilizantes de potássio do Brasil.

O governador Wilson Lima reforçou o compromisso do estado com o projeto, destacando seu potencial para promover desenvolvimento social, gerar empregos e preservar o meio ambiente.

“Estamos dispostos a dar todo o apoio para a execução do projeto de exploração de potássio em Autazes. Além do aspecto econômico, nosso principal objetivo é promover o desenvolvimento social, garantindo a preservação do meio ambiente e dialogando com os povos originários”, afirmou Lima.

Mayo Schmidt, presidente do Conselho Administrativo da Brazil Potash, enfatizou a relevância do Projeto Potássio Autazes para o setor agrícola brasileiro e a segurança alimentar global.

“Vejo um tremendo potencial na capacidade da Brazil Potash de estabelecer um fornecimento doméstico crucial de potássio para o setor agrícola do Brasil e reduzir a dependência de importações estrangeiras”, disse Schmidt.

Matt Simpson, CEO da empresa, destacou os avanços nas parcerias com as comunidades indígenas locais.

“Após a conclusão da Consulta Prévia, que seguiu rigorosamente o Protocolo de Consulta Mura, nossa relação com o povo Mura tornou-se positiva e construtiva. Celebramos um Termo Preliminar de Convênio e Cooperação, reafirmando nosso compromisso com o respeito à cultura e aos direitos indígenas”, afirmou Simpson.

Visitas e avanços no projeto

A comitiva da Brazil Potash, liderada por Adriano Espeschit, presidente da Potássio do Brasil, realizou reuniões com investidores locais e visitou potenciais fornecedores de serviços em Manaus e Autazes. O grupo também sobrevoou a área do projeto e visitou a Casa da Luz da Infância, entidade apoiada financeiramente pela empresa desde 2014.

Impacto econômico e ambiental

O Projeto Potássio Autazes tem o potencial de suprir 17% da demanda brasileira de potássio, com uma produção inicial de 2,4 milhões de toneladas por ano. A empresa planeja dobrar essa capacidade no futuro, reduzindo a dependência do Brasil de importações e mitigando 1,4 milhão de toneladas de emissões de gases de efeito estufa anualmente.

*Com informações da assessoria

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *