Manaus (AM) – Mais apoio psicológico, social e esportivo para os estudantes das escolas do Amazonas. Esse foi um dos assuntos levado à tribuna pela deputada estadual Alessandra Campêlo (PSC) na sessão plenária desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa.
A deputada contou que, no dia anterior, fez uma visita no CMPM VI, no Viver Melhor, zona norte de Manaus, onde os gestores, as professoras e os pais relataram diversos problemas de saúde mental entre os 1.700 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio do colégio.
A Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, da qual Alessandra é presidente, tem recebido diversas reclamações sobre o assunto.
Problemas psicológicos; crises de ansiedade; mensagens suicidas nos banheiros; casos de automutilação; surtos individuais quase que diários.
Tais ocorrências desse tipo têm sido comuns entre os estudantes em diversas instituições de ensino, sejam públicas ou particulares.
Mão na massa
Ainda na tribuna, a parlamentar anunciou que a Comissão da Mulher da Assembleia vai iniciar, a partir do CMPM VI, um projeto piloto voltado ao atendimento psicossocial dos estudantes da rede estadual.
“A nossa ideia é unir uma rede apoio, voluntários, secretarias de estado, vamos buscar também o Conselho Regional de Psicologia e vamos trabalhar um projeto para atendimento psicológico na nossa rede de ensino”, explicou Alessandra.
Esporte & Cultura
Na visita ao CMPM VI, Alessandra conheceu a estrutura física do colégio. Salas de aula, piscina, quadra poliesportiva, auditório, banda marcial, coral.
A deputada assegurou que vai abraçar os projetos esportivos e culturais desenvolvidos pelos gestores e profissionais de Educação.
“Enquanto deputada, estou direcionando emendas para que a gente possa realizar naquela escola projetos de caráter esportivo e cultural, também como uma forma de ocupar os alunos e incentivar as boas práticas”, enfatizou Alessandra, que foi secretária estadual de Esportes, Lazer e Juventude entre fevereiro de 2012 e abril de 2014.
Mais providências
A deputada também vai articular apoio junto ao Executivo. Segundo Alessandra, a Comissão da Mulher vai apresentar um requerimento ao Governo do Estado solicitando a realização de um Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais de Psicologia para atuarem nas escolas da rede estadual de ensino.
“O governador já demonstrou a boa vontade e a vontade política de encontrar uma solução para esse problema. Então a Comissão da Mulher está apresentando requerimento ao Governo do Estado para que a gente tenha atitudes emergenciais para atuar na solução desse problema. Estamos nos colocando ao lado do Governo para juntos encontrarmos uma solução”, concluiu Alessandra.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Projeto Acolher recebe novos participantes em grupo de apoio ao luto
Lei estadual institui o combate ao cyberbullying nas escolas públicas do AM
Conhece o projeto “Acolher”? Inscrições estão abertas em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱