×
Esporte

Atleta do Amazonas, Ítalo Almeida se destaca no Jiu-Jítsu mundial

Natural do município de Manacapuru, Ítalo Almeida, de apenas 18 anos, tem se destacado no cenário nacional e internacional de Jiu-Jítsu

Ítalo começou a treinar em um projeto social em Manacapuru (Foto: Arquivo Pessoal)

Manacapuru (AM) – O atleta Ítalo Almeida, de apenas 18 anos, natural do município de Manacapuru, no Amazonas, tem se destacado no cenário nacional e internacional de Jiu-Jítsu. O jovem já coleciona conquistas e medalhas que já ultrapassaram as fronteiras do país, sendo um verdadeiro orgulho para a população manacapuruense. Ao Em Tempo, o atleta contou um pouco sobre a trajetória no esporte.

Ítalo começou a praticar Jiu-Jítsu em um projeto social promovido pelo vereador Júnior de Paula no bairro Biribiri, o mesmo onde o atleta morava. No início, ele afirma que foi sem muita expectativa, mas logo se apaixonou pelo esporte.

“Fui para ver como era, sem muitas expectativas, mas logo me apaixonei pelo esporte e comecei a competir ainda pelo projeto. O professor nos levava para participar dos campeonatos em Manaus e foi quando ele conseguiu uma parceria com a academia Game Fight, academia que treino atualmente no Rio de Janeiro. Ele poderia enviar dois alunos do projeto para treinar e morar na academia e eu era o terceiro da lista”, relatou Ítalo.

Persistência

Ítalo não desistiu de sonhar e acreditou que poderia mudar de estado para viver o sonho no esporte. Com a desistência de um dos alunos, ele ficou com a vaga e foi morar na academia.  Atualmente são quatro alunos do projeto social do Amazonas que treinam no Rio de Janeiro.

“Estar entre esses quatro é um sonho realizado, saímos do bairro e conseguimos chegar aqui. Torço muito para que os outros garotos também consigam se destacar, inclusive eles já estão ganhando várias medalhas”, declarou o jovem atleta.

Ítalo coleciona medalhas ganhadas em competições nacionais e internacionais (Foto: Arquivo Pessoal)

Ítalo Almeida é atualmente campeão brasileiro de Jiu-Jítsu na categoria azul/juvenil/galo, além de ser campeão sul-americano e campeão do Mundial de Jiu-Jítsu que ocorre em Dubai. Neste ano, Ítalo vai competir novamente tentando o Bi Campeonato.

“Deus tem abençoado e fora esses títulos tenho vários outros, nesse mês ainda fui campeão do Rio Open Fall realizado pela CBJJ /IBJJ e campeão da Copa Hélio Gracie FJJ Rio, sinto que estou no caminho certo sempre lembrando de onde vim, das minhas raízes com minha gratidão a Deus e as pessoas que me ajudam. Meus pais, meu professor de Manacapuru vereador Júnior de Paula que  me ajuda a me manter aqui no Rio, meus professores aqui do Rio na pessoa do mestre Amaral e mestre carreira, o professor Marcão e toda a academia Game Fight que me receberam aqui de braços abertos e me apoiam em tudo. Me sinto me casa”, destacou.

Inspiração

Ítalo conta que tem desejo de servir de inspiração para crianças de Manacapuru que sonham em praticar o esporte.

“Meu maior desejo é servir de inspiração para as crianças da minha cidade para que elas acreditem que tudo é possível quando se tem fé e força de vontade. Me sinto realizado quando recebo retorno de jovens da minha cidade e do Amazonas perguntando pelas experiências e me parabenizando. Isso não tem preço e quero continuar dando orgulho a Manacapuru. Meu sonho é dar um futuro melhor à minha família por meio do esporte”, declarou.

Convite

Recentemente, Ítalo recebeu um convite para treinar e morar em Dubai. “Já estou me preparando para ir para essa nova experiência, tenho certeza que ela será a mais importante da minha vida, competir fora do Brasil foi como um sonho, um garoto do Biribiri andando nas ruas de DuBai e melhor ainda sendo campeão lutando com atletas de outros países. Lá eu irei receber todo o suporte, mas ainda preciso me preocupar com a passagem”, disse.

Quem puder ajudar Ítalo financeiramente para ele poder comprar a passagem para Dubai pode entrar em contato com o atleta por meio do número: (21) 98825-1306.

Veja a luta que Ítalo venceu em Dubai:

Leia Mais:

Corinthians adere campanha contra ódio e violência no esporte

“Educar pelo Esporte” e “Minha Escola Saudável” fazem aula inaugural em Manaus

Amazonenses se preparam para Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Edição web: Jonathan Ferreira

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *