×
Conferência

Novo Airão realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

O evento acontece no clube Encanto do Boto

Foto: Divulgação

Novo Airão (AM) – A 1ª Conferência Municipal de Saúde mental em Novo Airão é realizada nesta quinta (28) e sexta-feira (29) no clube Encanto do Boto. O evento é promovido por meio da parceria entre a Prefeitura de Novo Airão, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, o Governo Federal, através do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e através do Governo do Estado, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A conferência reúne trabalhadores da saúde e representantes de instituições públicas e da sociedade civil para a apresentação de sugestões, debate, e aprovação de propostas levadas à conferência estadual, em junho, e posterior encaminhamento do relatório estadual à Conferência Nacional, que ocorrerá em novembro deste ano.

A representante do Conselho Municipal de Saúde de Novo Airão, Vera Garrido, explica que esse é o momento em que os cidadãos têm espaço para opinar e debater as propostas que vão estabelecer políticas públicas no campo da saúde mental. “Essa é a oportunidade para melhorarmos as políticas públicas. Identificar as necessidade e criar o que não existe, contribuindo com o poder público”, disse.

Foto: Divulgação

O prefeito em exercício, vereador José Roberto Nascimento, falou da importância do apoio da Prefeitura nessa jornada e lembrou que a pandemia de Covid-19 agravou o quadro de problemas neurológicos que precisam ser tratados corretamente. “A conferência vem suprir essa demanda da saúde pública, trazendo propostas para a melhoria da atuação dos profissionais e do SUS na promoção da saúde mental”, destacou.

O médico psiquiatra, Laerte Maués, ressaltou a inciativa do prefeito Frederico Júnior na promoção desse debate no sentido de trazer informações para esclarecer como se trata a saúde mental na rede básica de atendimento à saúde. “Trazer informações para que os profissionais possam compreender o que se passou nos últimos 30 anos até a concretização das políticas públicas”, explica.

A psicóloga da rede de escolas estaduais de Novo Airão, Angelina Andrade, relatou que não são raros os casos de autismo e relatos de automutilação, tentativa de suicídio e manifestações de traumas.

Daí a importância do trabalho de prevenção e promoção da saúde mental a ser aplicado nas escolas. “Estamos acompanhando para conhecer as medidas que estão sendo propostas para orientação das políticas públicas que são necessárias para Novo Airão”.

O primeiro dia da conferência, quinta-feira (28), foi destinado às palestras e debates sobre quatro eixos temáticos voltados à saúde mental. Nesta sexta-feira (29/04), serão formados os grupos de trabalhos para debate, formatação e aprovação das propostas, além de eleição de quatro delegados que vão representar o município na Conferência estadual.

As Conferências Nacionais de Saúde Mental contribuem substantivamente para uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas e direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde.

Os dados de 2020 não deixam dúvidas de que os problemas de saúde mental são considerados a nova pandemia. Os números também revelam aumento de casos no Brasil. São pessoas que precisam de ajuda e podem estar ao nosso lado – seja um vizinho, alguém do trabalho, um parente ou uma pessoa que está em alguma das suas redes sociais.

* Com informações da assessoria

Leia mais:

Despesca e distribuição de 7 toneladas de pescado acontece em Novo Airão

Oficina de bioinstrumentos musicais chega ao município de Novo Airão (AM)

Policiais militares atuarão na operação Hórus, em Novo Airão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *