Quatro veículos que utilizavam kits de gás natural veicular (GNV) clandestinos foram removidos durante uma ação de fiscalização realizada na manhã desta terça-feira (8) pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM). A operação aconteceu na avenida Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.
Ação verificou uso correto e seguro do GNV em veículos
O objetivo da operação foi garantir a segurança viária por meio da verificação da regularização dos veículos com GNV, além de orientar os condutores sobre o armazenamento correto do combustível. Segundo Luiz Lima, agente do Detran-AM, os principais problemas encontrados foram kits em mau estado de conservação e a instalação clandestina do sistema.
Além dos kits clandestinos, houve autuações por licenciamento
Além da remoção dos quatro veículos com kit gás irregular, os agentes identificaram quatro casos de licenciamento fora do padrão exigido, que foram sanados no local da blitz.
“O Ipem-AM, por meio do Governo do Estado, está orientando, acompanhando e monitorando de forma integral todo esse sistema de uso do GNV, e levando à população essa segurança de usar e adquirir todo esse sistema. É o Detran-AM e o Ipem fazendo com que a população tenha a segurança necessária”, afirmou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.
Motoristas reconhecem importância da fiscalização
Elton Fernandes, 53 anos, taxista abordado na operação, elogiou a iniciativa e destacou que a fiscalização contribui para a segurança de motoristas e passageiros.
“A fiscalização está sendo boa também porque muitos não estão regularizados. Isso é bom, porque os outros vão procurar também fazer essa regularização e andar em segurança”, disse.
Leia mais:
Cigás assegura que mantém preço do gás natural no Amazonas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱