×
Cerimônia

Funeral do papa será realizado no sábado (26); saiba os detalhes

Será aberto o período de visitação pública à urna mortuária, permitindo que fiéis prestem suas últimas homenagens ao pontífice

(Foto: Divulgação/Vaticano)

Os detalhes da cerimônia fúnebre do papa Francisco foram anunciadas pelo Vaticano nesta terça-feira (22). As exéquias seguirão o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento oficial que regula os ritos funerários dos pontífices da Igreja Católica.

A celebração principal acontecerá no sábado (26), no átrio da Basílica de São Pedro, e será seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Nesta quarta-feira (23), às 9h (horário local), o corpo de Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta, onde está desde o falecimento, até a Basílica de São Pedro.

O cortejo será precedido por um momento de oração conduzido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. A procissão passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, atravessando o Arco dos Sinos antes de entrar na basílica pela porta central.

Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo celebrará uma Liturgia da Palavra. Em seguida, será aberto o período de visitação pública à urna mortuária, permitindo que fiéis prestem suas últimas homenagens ao pontífice.

A Missa das Exéquias será celebrada no sábado, às 10h (horário local), e marcará o início do Novendiali, o tradicional novenário de luto e orações em memória de um papa falecido. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da missa, acontecerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, que simbolizam a despedida oficial da Igreja.

O corpo do Papa será então levado de volta ao interior da Basílica de São Pedro e, em seguida, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento, encerrando o rito fúnebre.

Diversos líderes internacionais como Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, já confirmaram presença para prestar homenagens a Francisco, cuja morte comoveu fiéis em todo o mundo.

Leia mais:

Lula e Janja viajarão a Roma para funeral do Papa Francisco

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *