A confeiteira amazonense Ana Carolina Souza venceu o 17º episódio da 11ª temporada do programa Que Seja Doce, do canal GNT. A chef e proprietária da Doces Granulados levou a melhor no programa com o tema “Doces de Fast Food – com Canela”, exibido na última terça-feira (22).
O Que Seja Doce tem como apresentador o chef Felipe Bronze e conta com a participação de jurados do universo gastronômico, que têm a tarefa de degustar e comentar as criações dos confeiteiros do dia. Para vencer o episódio de terça-feira, Ana Carolina produziu, ao lado do cearense Jakson Viana, três doces: bolo de chocolate com banana pacovã, canela e caramelo de cumaru; donuts de cupuaçu com pralinê de amendoim; e torta frita de maçã com canela e puxuri.

Vivendo em São Paulo desde 2019, a amazonense começou a sonhar com a confeitaria ainda quando fazia faculdade de Arquitetura. No Sudeste, Ana Carolina trabalhou em um escritório de móveis planejados e ainda demorou três anos para adocicar o paladar dos paulistanos.
“Teve um momento em que eu não consegui mais vislumbrar eu seguindo essa carreira (de arquiteta) no futuro. Eu não conseguia me ver longe da Doces Granulados, então foi quando eu pedi demissão do meu trabalho para seguir 100% empreendendo na confeitaria. Foi dando muito certo, fui participando de alguns projetos, de alguns cursos e isso foi aumentando cada dia mais a confiança que eu tinha de ter feito a escolha certa”, explica Ana.
Após a exibição do episódio, a repercussão foi imediata. “Esse ‘pós-prêmio’ está sendo bem especial. Recebi muito carinho da minha família, dos amigos e, principalmente, dos meus clientes”, conta. Segundo Ana Carolina, muitos já esperavam a vitória. “Eles diziam: ‘Eu sabia que você ia ganhar’. Isso fortalece ainda mais o trabalho que venho fazendo”, completa Ana.
Representatividade

Com a doceria instalada em São Paulo, Ana Carolina encontrou uma forma autêntica de se destacar no competitivo mercado da confeitaria ao apostar nos sabores amazônicos.
“Aqui as pessoas valorizam muito o fato de eu trazer os sabores da Amazônia. Isso se torna um grande diferencial entre as confeitarias”, conta. Ela explica que muitos clientes preferem comprar com ela justamente por essa conexão direta com o Norte. “Eles dizem: ‘Prefiro comprar com você porque sei que você é de lá e conhece os nossos sabores'”, conta a confeiteira.

Entre os sucessos de venda da doceria está o biscoito de caramelo com cumaru, além de brigadeiros inusitados, como o de pupunha e o de “encontro das águas”, que mescla chocolate com castanha-do-Pará.
“Agora eu vou incluir também uma torta com o sabor vencedor: maçã com canela e puxuri”, antecipa Ana, entusiasmada com o retorno do programa.

A vitória no reality culinário também serve como vitrine para seu propósito de valorizar os ingredientes amazônicos.
“Mesmo com a canela como ingrediente principal do programa, eu consegui inserir os nossos sabores. Isso reforça ainda mais a história que sempre busquei contar com a confeitaria”, afirma.
Para ela, o reconhecimento nacional pode atrair ainda mais um público específico: o que sente saudade do Norte ou simpatiza com a cultura da região.
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