O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) deu início à etapa estadual do Processo de Eleições Diretas (PED 2025), que prevê a renovação das instâncias dirigentes em todo o Brasil. No Amazonas, o processo se desenha como uma disputa interna significativa, com os nomes do deputado estadual Sinésio Campos e o vereador José Ricardo despontando como possíveis candidatos à presidência do diretório estadual.
A eleição está marcada para o dia 6 de julho, e o prazo para a inscrição de chapas e candidaturas ao diretório estadual termina nesta sexta-feira (9).
Procurado pela reportagem, o deputado estadual Sinésio Campos (PT), afirmou que ainda não definiu se buscará a reeleição à presidência do diretório estadual, mas não descarta a possibilidade. “Ainda não anunciei. Estamos conversando e vamos ver até os últimos minutos o que se constrói”.
Presença
Sinésio destacou que o PT está presente em todos os municípios do Amazonas e frisou que o momento atual é de diálogo e construção coletiva. Segundo ele, mais importante do que nomes, está a defesa da democracia e o fortalecimento da representatividade política do partido no estado.
Ele ressaltou que o partido está estruturado em todo o estado. “O PT está organizado em todos os municípios do Amazonas. Teremos, na média dos 55 municípios, eleições municipais.” Segundo ele, o PED é parte de uma engrenagem nacional de renovação interna. “É como se fosse uma eleição nacional. No dia 6 de julho vai escolher o presidente nacional, a direção estadual e nos 5 mil municípios brasileiros também haverá eleição”, disse.
Aumento de vagas
Sinésio também comentou sobre o recente aumento no número de deputados estaduais e federais do Amazonas, aprovado pela Câmara dos Deputados. Para ele, a mudança corrige um déficit histórico de representatividade e abre novas perspectivas para o crescimento da sigla nas eleições de 2026.
“Isso era um déficit que nós tínhamos de representação política. Esse aumento reflete o crescimento populacional.” Ele defendeu que “o PT tem chance de ampliar essa representação política na Assembleia Legislativa, eleger dois ou três deputados estaduais e também federais”, ressaltou o deputado.
Rumo a 2026
Por fim, Sinésio pontuou que o partido está alinhado com o objetivo maior de reeleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ampliar a presença da federação no Congresso. “A meta do partido, que é uma eleição nacional, é a reeleição do presidente Lula, fazer uma bancada de deputados federais, compor uma chapa de Senado e ampliar para 3 ou 4 deputados estaduais”, destacou o parlamentar.
Já o vereador José Ricardo, confirmou que vai disputar a presidência do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas. Em fase final de elaboração da chapa, ele afirmou que sua candidatura representa uma proposta de “grande mudança” na condução da legenda no estado.
“É, eu estou escrevendo a minha chapa agora sexta-feira para concorrer nessa eleição do partido e estou me escrevendo como candidato a presidente estadual. Nós vamos estar disputando a direção do partido e a gente avalia que o atual cenário de disputa significa um momento onde nós vamos estar lutando por uma grande mudança. Uma mudança a nível de direção do partido. Porque o cenário é que o PT regrediu aqui no Amazonas em termos de participação de eleições, de resultados. Tivemos as últimas duas eleições, resultados que poderiam ter sido melhores”, disse o vereador.
Proposta
Segundo ele, é preciso reconstruir o protagonismo político do partido no estado. “Nós temos um desafio que é exatamente, na próxima eleição, termos uma direção que conduz o partido a vitórias e que o partido seja o protagonista, né, na questão política aqui do Estado do Amazonas. Estamos conversando com outros grupos políticos internos, ao menos para a gente construir uma certa unidade no segundo turno para essa grande mudança”, salientou o petista.
O parlamentar afirma que há um sentimento de renovação entre os filiados. “Há um sentimento de mudança no partido. E esse é o grande momento, que já são vários anos sem ter eleições internas e já há todo um desgaste, né, nas direções municipal, capital e do estado por conta disso”, explicou.
Pautas sociais
Ele também defende um alinhamento mais forte com as pautas sociais e estruturais do Amazonas. “A nova direção precisa estar se preocupando com as grandes pautas do estado, o desenvolvimento, situação dos trabalhadores, o abandono do interior, a luta pelo direito das mulheres, a preocupação com os jovens. Eu vejo que o partido tem que trabalhar intensamente a formação de muitas pessoas novas que se filiaram, então a formação política”, afirmou o vereador.
José Ricardo também propõe um uso mais estratégico dos recursos partidários. “Nós precisamos, uma questão mais de ordem interna do partido, é utilizar o recurso que o partido recebe todo mês para essas finalidades: a formação, o apoio aos municípios do interior que estão abandonados, os diretórios municipais e organizar as eleições do ano que vem”, explicou.
Chapa visa ampliar bancadas e apoiar reeleição de Lula
Entre os principais objetivos de sua chapa está o fortalecimento do partido para as eleições de 2026. “Nós temos como ponto forte o trabalho de reeleição do presidente Lula, formar chapas para eleger deputado federal e senador, discutir com os aliados, alianças a nível de governo, vice, e também temos uma chapa para eleição de deputado estadual, porque só temos um deputado há muito tempo e federal não tivemos nenhum. Na última eleição, infelizmente, não foi reeleito o Zé Ricardo”, disse o vereador.
Ele conclui: “Então, nós queremos agora ampliar a bancada estadual, eleição federal, eleição senador e apoiar uma aliança para governo que esteja apoiando a reeleição do presidente Lula. Esse é o caminho que nós estamos trabalhando e nessa eleição interna isso vai ser decisivo”.
Regras e prazos do PED 2025
De acordo com o regulamento aprovado pelo Diretório Nacional do PT, as chapas precisam cumprir exigências como o preenchimento de pelo menos 20% das vagas em disputa e a representação de filiados de no mínimo cinco municípios diferentes.
Já os candidatos à presidência do diretório estadual devem apresentar apoio formal de ao menos 5% dos membros do diretório estadual.
Após o encerramento das inscrições, as chapas ainda poderão fazer ajustes até o dia 26 de maio, para garantir total conformidade com as regras do partido. Essas normas fazem parte do calendário nacional do PED 2025, que abrange a renovação das direções partidárias nos níveis municipal, estadual e nacional.
Site oficial do PED 2025 já está no ar
Nesta quarta-feira (7), o PT lançou o site oficial do PED 2025 — https://ped2025.pt.org.br — que reúne informações completas sobre o processo eleitoral. A plataforma digital oferece um mapa interativo com as candidaturas nos diretórios estaduais e municipais, além do regulamento em PDF e seções como “Chapas inscritas” e “Dúvidas”, visando ampliar a transparência e o acesso da militância ao conteúdo da eleição.
A votação será presencial, utilizando urnas eletrônicas, e ocorrerá das 9h às 17h, conforme a organização de cada diretório. No total, cerca de 2,6 milhões de filiados em todo o Brasil estão aptos a participar do processo, que é considerado um dos pilares da democracia interna do partido.
Momento estratégico para o partido
O PED 2025 ocorre em um momento estratégico para o PT, que busca reorganizar suas bases e consolidar sua presença nos estados com vistas às eleições gerais de 2026. No Amazonas, o processo deve definir os rumos da legenda para os próximos anos, em meio a uma conjuntura política nacional em constante reconfiguração.
Leia mais: Crise no PT: Sinésio Campos rebate críticas de vereador Zé Ricardo
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱