Manaus (AM) – Três jovens talentos do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), do Governo do Amazonas, estão entre as atletas que representam o estado no Campeonato Brasileiro Feminino Sub-17.

As amazonenses Thatiana Costa, Rayllane Rosas e Poliana Pinheiro foram convocadas para integrar o elenco do Grêmio Esportivo Recanto da Criança, clube que disputa a edição 2025 da competição nacional.

Treinamento

Com 14 e 16 anos, respectivamente, as jogadoras treinam no núcleo do Pelci no Campo do Santos Dumont, zona centro-oeste de Manaus, onde iniciaram sua formação esportiva. Rayllane, uma das atletas reveladas pelo programa, relata como o futebol transformou sua vida.

“Comecei aos 10 anos só observando. Depois tomei coragem, entrei no jogo e nunca mais parei”, contou.

O Pelci já atendeu mais de 15 mil crianças e adolescentes no Amazonas, promovendo o acesso ao esporte como política pública. Para o secretário de Desporto e Lazer, Diego Américo, o destaque das atletas comprova a eficácia do programa.

“Ver nossas meninas no Brasileirão mostra que estamos no caminho certo, oferecendo oportunidade e estrutura para sonharem alto”, afirmou.

Equipes

O Brasileirão Sub-17 reúne 24 equipes, divididas em seis grupos. Apenas os primeiros colocados e os dois melhores segundos avançam para a próxima fase. Na estreia, o Recanto da Criança foi derrotado pela equipe alagoana UDA, no estádio Carlos Zamith, em Manaus. A próxima partida será contra o Corinthians, na sexta-feira (20/06), às 14h, no Parque São Jorge, em São Paulo.

A expectativa das atletas é alta. “É um sonho antigo disputar o Brasileirão. Estou nervosa, mas muito animada para mostrar meu talento em campo”, disse Thatiana Costa, empolgada com a nova fase da carreira.

Leia mais:

Núcleo do Pelci recebe fomento esportivo em Manaus 

JC reforça elenco com atletas do Pelci para o Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20

Atletas do Pelci são direcionados para clubes do futebol amazonense