Manaus (AM) – O estado do Amazonas celebra uma informação para a população que depende dos serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com o objetivo de otimizar e agilizar os atendimentos, 10 novos peritos médicos serão integrados às Agências da Previdência Social em diversas cidades do estado.

Essa medida representa um aumento na capacidade de atendimento, visando reduzir as filas e o tempo de espera para a realização de perícias médicas e a concessão de benefícios previdenciários.

A distribuição dos novos peritos, planejada para atender às localidades com maior demanda e carência, é estratégica para o governo federal.

Confira a alocação prevista:

Agência da Previdência SocialNúmero de Novos PeritosImpacto Esperado
Manaus (Centro)4Maior volume de atendimentos e perícias urbanas
Manaus (Cidade Nova)3Descentralização e agilidade para zonas mais populosas
Itacoatiara1Fortalecimento do serviço no interior
Parintins1Atendimento a uma importante cidade polo
Coari1Ampliação do acesso à perícia médica local

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, disse estar confiante nos resultados que virão com a convocação dos novos servidores.

“Os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera para a realização de uma perícia é maior. A chegada desses profissionais é muito esperada e vai melhorar bastante o atendimento na ponta aos nossos seguros”, declarou o ministro, lembrando que o concurso para esta carreira não era realizado há quase 15 anos.

Além das 250 vagas preenchidas neste primeiro momento, o governo federal deve autorizar nos próximos dias a nomeação de mais 250 nomes do cadastro reserva, somando 500 peritos médicos.

Leia mais:

INSS concederá auxílio doença sem perícia ao trabalhador