×
Oficina de artesanato

Programação da UGPE leva oficina de artesanato para a Comunidade da Sharp

A oficina utiliza vidros para confecção de arte

Oficina de artesanato UGPE
A oficina, que consiste na utilização de vidro para confecção de arte. - Tiago Corrêa/UGPE

Manaus (AM) – Em busca de fomentar o empreendedorismo e a autonomia financeira, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas realizou, nesta quarta-feira (4), uma oficina de vitral para moradoras da comunidade da Sharp.

Localizada no bairro Armando Mendes, a comunidade faz parte da envoltória de obra do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

A oficina, que consiste na utilização de vidro para confecção de arte, faz parte da programação da campanha da UGPE, “Minha mãe tá toda Prosa!”, em alusão ao Dia das Mães. A formação foi ministrada pela assistente social da UGPE, Aldenize Amorim.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, a ação está inserida na promoção da política de Gênero e Diversidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), principal financiador do Prosamin+, também compartilhada pelo Governo do Amazonas.

É uma política que preconiza a proteção das mulheres para que tenham garantidos direitos como o espaço de fala, de participação e de decisão no processo de reassentamento. Também proporciona o fortalecimento da mulher por meio de fomento e de ações que propiciem a capacitação e o espaço para entrar em contato com o empreendedorismo e, a partir disso, o desenvolvimento e otimização da autonomia financeira”, observa.

Chefas de família

Em um estudo realizado pela UGPE para a execução do Plano Diretor de Reassentamento do novo Prosamin+, em junho de 2021, verificou-se que 60% dos lares na Comunidade da Sharp são chefiados por mulheres.

Para essas mulheres preparamos ações de suporte no reassentamento, estimulando o empreendedorismo”, observa Viviane Dutra, subcoordenadora social da UGPE.

Para esse processo, explica Viviane, o programa fortalece as ações de cunho socioambiental, a exemplo da oficina realizada nesta quarta-feira.

Edição Web: Bruna Oliveira

Fotos: Tiago Corrêa/UGPE

*Agência Amazonas

Leia mais:

Dia das Mães: comércio deve apresentar aumento de 4% em relação a 2021, diz CDL

Cemitérios públicos de Manaus terão ambientação musical no Dia das Mães

“Sexta Dançante” movimenta programação de Dia das Mães em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *