A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) apreendeu cerca de 7,4 toneladas de alimentos em condições irregulares nesta sexta-feira (29/08), durante fiscalização em um comércio localizado na Rua Miranda Leão, nº 408, Centro.

Entre os produtos recolhidos, estavam 800 caixas de alho triturado de 2 kg, apresentando alterações de cor e textura, totalizando 6,4 toneladas. Também foram encontrados 98 caixas de colorau, cada uma com 10 kg, com validade expirada, somando 980 kg.

A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, destacou que a ação faz parte do monitoramento constante de comércios de alimentos no centro da cidade.

“Os fiscais da Visa Manaus estão atuando para garantir a segurança alimentar e o ordenamento da região central, que é importante para a economia, cultura e turismo da cidade”, afirmou a diretora.

Além do trabalho regular, a ação integra o programa Mutirão no Bairro, com foco em verificar a segurança sanitária dos produtos vendidos à população. Desde 4 de agosto, mais de 60 comércios foram fiscalizados, 44 receberam notificações para correção de irregularidades e três foram interditados.

O comércio inspecionado nesta sexta-feira foi interditado imediatamente. Os responsáveis responderão a Processo Administrativo Sanitário (PAS), com multas que variam de 1 a 400 UFMs (cada UFM atualmente vale R$ 145,37).

Todos os alimentos apreendidos serão descarregados e descartados no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, na rodovia AM-010, km 19.

Como denunciar irregularidades

A população pode registrar denúncias sobre produtos e serviços irregulares ligando para (92) 98842-8481, de 8h às 13h, ou enviando e-mail para [email protected].

Leia mais:

Procon apreende mais de 85 kg de alimentos impróprios