O governador Wilson Lima apresentou, na quarta-feira (3), os principais avanços da saúde no Amazonas à liderança do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O encontro reforçou a cooperação entre o Governo do Estado e a instituição, por meio de projetos do Proadi-SUS, do Ministério da Saúde.

A reunião contou com a presença da secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, e do procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz.

Hospital Delphina Aziz se torna referência regional

Durante a apresentação, o governador destacou a consolidação do Hospital Delphina Aziz como referência em alta complexidade. A unidade saltou de 35 para 217 leitos, com ampliação de UTIs de 10 para 100. Tornou-se referência em transplantes renais e, em breve, hepáticos, além de implantes cocleares.

Também abriga o maior parque tecnológico de saúde da Região Norte.

Saúde AM Digital e telemedicina ampliam atendimentos

Wilson Lima destacou os resultados do Programa Saúde AM Digital, que já ultrapassou 1,1 milhão de atendimentos via WhatsApp. O tempo de espera por consultas caiu de até 100 dias para, no máximo, 19 dias. Hoje, o programa conta com 72 telessalas em todo o estado, oferecendo teleconsulta e telediagnóstico.

“Estamos construindo um novo momento para a saúde no Amazonas. Com planejamento e parcerias estratégicas, conseguimos ampliar serviços, reduzir filas e aproximar o atendimento da população. A experiência com o Einstein tem sido fundamental, principalmente no avanço da telemedicina”, destacou o governador Wilson Lima.

Hospital Platão Araújo e Complexo Sul ampliam cirurgias

No Hospital Platão Araújo, salas cirúrgicas passaram a funcionar 24h. O número de procedimentos ortopédicos subiu de 200 para 355 por mês. A permanência hospitalar caiu de oito para cinco dias.

Já no Complexo Sul, que inclui o 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, o número de cirurgias saltou 80%, passando de 15 para 27 por dia. O tempo de espera foi reduzido de 45 dias para menos de 24h.

Ampliação no João Lúcio e atendimento pediátrico na Zona Leste

O Hospital João Lúcio e o Hospital Infantil da Zona Leste estão em expansão. O foco é reforçar especialidades como trauma, neurologia e pediatria de alta complexidade, com novos leitos e áreas adaptadas.

Caic TEA oferece atendimento exclusivo para autismo

Outro avanço importante foi a criação do Caic TEA José Contente, o primeiro centro estadual voltado exclusivamente ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço conta com equipe multiprofissional, sala sensorial e brinquedos inclusivos.

Parcerias com o Einstein pelo Proadi-SUS

Durante a reunião, o governador reforçou a importância de projetos como:

  • PlanificaSUS – Fortalecimento da Atenção Primária com foco na integração entre UBSs e especialidades.
  • Detecta APS – Detecção precoce de câncer de mama e colo do útero na rede básica.
  • TeleAMEs – Atendimento especializado via telemedicina em 12 áreas médicas.

Guia Obstétrico fortalece saúde materna

Outro destaque foi a implementação do Guia Obstétrico, aplicativo voltado à redução da morbimortalidade materna. A ferramenta oferece conteúdos educativos para profissionais da saúde, gestantes e redes de apoio.

A ação integra o projeto Todas as Mães Importam, promovido pelo Einstein com apoio do programa MSD para Mães, da farmacêutica MSD.

(*) Com informações da assessoria

Leia mais: Wilson Lima afirma que ‘condenar Bolsonaro por golpe inexistente seria um erro grave’