Criminosos têm usado a imagem de advogados para aplicar golpes na internet. No Amazonas, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), alerta a população sobre o golpe do falso advogado e ensina como se proteger.
Segundo o delegado Henrique Brasil, os golpistas entram em contato com vítimas fingindo ser advogados. Para transmitir credibilidade, chegam a apresentar dados falsos de processos judiciais e exigem pagamentos de taxas que não existem.
“Muitas pessoas se tornam vítimas por agirem no imediatismo, tentando resolver pendências ou receber valores prometidos, sem verificar a autenticidade do profissional”, explica o delegado.
Para se proteger, é fundamental desconfiar de contatos suspeitos e interromper a conversa até confirmar informações em canais oficiais. A orientação é checar decisões judiciais, analisar cuidadosamente os destinatários dos pagamentos e nunca repassar dados pessoais sem confirmação da autenticidade do profissional. A consulta pode ser feita junto ao Poder Judiciário ou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Caso alguém seja vítima, deve guardar todas as provas, como prints de conversas, endereços eletrônicos, URL de perfis falsos e comprovantes de pagamento. Com isso, deve registrar ocorrência na Dercc ou na delegacia mais próxima.
A Dercc está localizada na Delegacia Geral, avenida Pedro Teixeira, 180, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. O registro também pode ser feito online, pela Delegacia Virtual, no site delegaciavirtual.sinesp.gov.br.
Leia mais:
