Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), inicia na segunnda-feira (3) a campanha de vacinação contra a Influenza em todo o estado. A mobilização segue até 28 de fevereiro de 2026 e abrange os 62 municípios amazonenses.
O Amazonas recebeu 796 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, distribuídas aos municípios para garantir o início da imunização. A meta é vacinar 90% do público prioritário, que soma 1,8 milhão de pessoas.
Segundo o governador Wilson Lima, a antecipação da campanha é essencial para reduzir os casos da doença durante o período mais chuvoso.
“O período de chuva no Amazonas começa em meados de novembro, quando há maior incidência da Influenza. Às vezes, a vacinação começava quando as pessoas já estavam doentes. Agora conseguimos antecipar, e reforço o apelo para que os grupos prioritários procurem se vacinar”, destacou.
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, reforçou que a antecipação é uma estratégia preventiva importante diante da sazonalidade dos vírus respiratórios na região.
“Devido ao nosso inverno amazônico, que começa em novembro, antecipamos a campanha para proteger a população contra o aumento da circulação do vírus e as formas graves da doença”, afirmou.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a vacinação é um ato coletivo de cuidado.
“Antecipar a campanha reconhece as particularidades da região Norte e garante proteção antes das chuvas, quando aumentam as doenças respiratórias. Vacinar-se é um gesto simples, mas poderoso, que protege toda a comunidade”, ressaltou.
Público-alvo e Dia D
A campanha é voltada aos grupos mais vulneráveis, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, profissionais de saúde e educação, indígenas, pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, além de militares, pessoas com deficiência e população em situação de rua.
O Dia D de mobilização está marcado para 29 de novembro, quando todas as secretarias municipais de saúde farão ações intensificadas de vacinação.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade com foto, carteira de vacinação e Cartão do SUS.
Leia mais
Manaus inicia campanha de vacinação contra Influenza na segunda-feira (3)
