O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta segunda-feira (8), o site gov.br/captura, que reúne a lista dos 216 criminosos mais procurados do país. Entre eles, oito são do Amazonas e agora integram a relação de alvos prioritários no novo sistema nacional de busca por foragidos.

A seleção foi feita a partir de uma matriz de risco que leva em conta critérios como gravidade e natureza dos crimes, vínculos com facções criminosas, quantidade de mandados de prisão e atuação interestadual. Cada estado indicou oito nomes considerados estratégicos para as ações de captura.

No caso do Amazonas, os procurados são:

  • Adalberto Salomão Guedes da Silva, conhecido como Salomão ou Professor
  • Charles dos Santos Rodrigues, o Bebê da FND
  • Cláudio Dayam Felizardo Belfort, apelidado de O Maguila
  • Pedro Wask Teixeira, conhecido como Belo
  • Johnsson Alves Barbosa, o Playboy
  • Josué Moraes de Almeida, chamado de Bred
  • Kaio Wuellinton Cardoso dos Santos, o Mano Kaio
  • Leandro da Silva Paiva, conhecido como Leandrinho

De acordo com o ministério, a criação da lista nacional representa “um esforço conjunto entre as esferas federal e estadual para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil”. A iniciativa também fortalece o intercâmbio de informações entre forças policiais de diferentes estados e incentiva a participação da população — denúncias anônimas podem ser feitas pelos números 190 e 197.

O site integra o Programa Captura, voltado à identificação, localização e prisão de criminosos considerados de alta periculosidade. O MJSP também anunciou que instalará uma célula operacional do programa no Rio de Janeiro, estado frequentemente utilizado como refúgio por foragidos de várias regiões do país.

“A medida responde à constatação de que criminosos de diferentes regiões do Brasil frequentemente se ocultam em áreas do estado fluminense. A nova estrutura permitirá apoio direto às polícias estaduais e maior agilidade na troca de informações para a localização de foragidos”, informou a pasta.

Leia mais: Foragido por estupro de vulnerável é preso em Manaus