A primeira-dama Janja Lula da Silva respondeu nesta segunda-feira (15) a um vídeo do cantor sertanejo Zezé di Camargo, que criticava a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à inauguração do canal SBT News, em São Paulo, na última sexta-feira (12).
No vídeo, Zezé afirmou que as filhas de Silvio Santos estariam “prostituindo-se” ao convidarem políticos, incluindo o presidente, para o evento. Em nota, Janja classificou a declaração como misógina e machista.
“Falar que as filhas de Silvio estão ‘prostituindo’ ao convidar e dar voz ao presidente e demais autoridades no evento do SBT News reflete todo o machismo e a misoginia presentes no pensamento e nas ações de homens que seguem desrespeitando a presença de mulheres em espaços de poder, alimentando discursos de ódio contra nós”, escreveu a primeira-dama.
O evento reuniu representantes dos Três Poderes, incluindo o presidente Lula, o ministro do STF Alexandre de Moraes e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). Janja destacou que discursos como o do cantor ferem moral e fisicamente mulheres no país:
“Quando falamos em não nos calar diante da violência contra as mulheres, é disso que estamos falando também. São pensamentos e discursos como esse que ferem mulheres em nosso país”, afirmou a primeira-dama.
A presidente do SBT e filha de Silvio Santos, Daniela Abravanel, também se manifestou, rebatendo o vídeo do cantor e críticas de apoiadores de Bolsonaro que questionaram a presença do presidente. Segundo ela, o jornalismo do canal segue princípios de imparcialidade e pluralidade:
“Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador. Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los. O lançamento do projeto, na última sexta-feira, refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo. Lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo”, disse Daniela Abravanel.
Leia mais sobre o assunto:
Zezé di Camargo se manifesta contra Lula no SBT e pede cancelamento de especial
Presidente do SBT se pronuncia após Zezé Di Camargo criticar presença de Lula na emissora
