Um homem de 39 anos foi preso por furtar ferros coloniais de uma ponte, na manhã desta quarta-feira (7), na avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus. A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Amazonas, com apoio do Sistema de Videomonitoramento Paredão, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

De acordo com o delegado Marcelo Martins, titular do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), as imagens das câmeras foram fundamentais para identificar e localizar o suspeito.

“O sistema Paredão foi essencial para elucidar esse tipo de crime, que costuma ser de difícil resolução. A partir de uma foto fornecida por uma testemunha, conseguimos mapear todo o trajeto do suspeito pelo Centro da cidade e obter sua identificação completa”, explicou o delegado.

Segundo a polícia, o homem já possuía diversas passagens pela Justiça. Após ser localizado, ele foi conduzido ao 24º DIP e autuado por dano qualificado ao patrimônio público.

Tecnologia no combate à criminalidade

Atualmente, a SSP-AM coordena mais de 600 câmeras do sistema Paredão, equipadas com tecnologia de reconhecimento facial. Os equipamentos se somam a outras 1,2 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos de Manaus e também em novas viaturas das polícias Civil e Militar em todo o estado.

Ainda segundo o delegado, o uso da tecnologia tem acelerado as investigações.
“Com o Paredão, conseguimos reduzir significativamente o tempo de apuração. Em uma única consulta, foi possível identificar o suspeito, acompanhar seus deslocamentos e realizar a prisão de forma rápida”, concluiu Martins.

Leia mais:

Homem é preso por furtar e matar cachorro no Amazonas