Manaus (AM) — A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) realizou uma apreensão na terça-feira (20) de 50 quilos de maconha tipo skunk, que estavam escondidos em um freezer de uma transportadora. A droga, avaliada em R$ 1 milhão, estava no bairro São Raimundo, zona Oeste da capital. Para o sucesso da ação, o Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) atuou em conjunto com a Receita Federal e recebeu apoio operacional da Polícia Civil do Pará (PCPA).

Cães farejadores flagram droga em freezer

De acordo com o delegado Rodrigo Torres, as diligências começaram logo após o recebimento de denúncias anônimas. Então, os agentes iniciaram a fiscalização no local com o auxílio de cães farejadores. Nesse momento, os animais identificaram que o entorpecente estava camuflado nas laterais de um freezer. Visto que os cães deram o alerta, os policiais abriram o eletrodoméstico e, logo em seguida, encontraram dezenas de tabletes de skunk.

Embora os criminosos tentassem esconder o material, a perícia confirmou que a carga somava um prejuízo milionário ao crime organizado. Além disso, as investigações apontam que os entorpecentes teriam como destino final o estado do Pará.

Esquema utilizava transportadora de fachada

Segundo as autoridades, o grupo criminoso utilizava o estabelecimento apenas como uma fachada para camuflar o tráfico. Dessa forma, eles compravam eletrodomésticos para esconder a droga e, posteriormente, terceirizavam o frete por meio de empresas de logística comuns. Contudo, a polícia não prendeu os funcionários da empresa de transporte visto que eles não sabiam da existência do material ilícito.

Próximos passos da investigação

Atualmente, a Polícia Civil mantém os trabalhos de inteligência porque ainda precisa identificar quem enviou a droga e quem a receberia no Pará. Portanto, o Denarc continuará as buscas pelos responsáveis, ao passo que a droga apreendida segue para os procedimentos de descarte legal. Mas, apesar de ninguém ter sido detido no momento da abordagem, a polícia acredita que a identificação dos suspeitos ocorrerá em breve.

VEJA VÍDEO

Leia mais:

Droga avaliada em R$ 3 milhões é apreendida em Manaus antes de ser enviada para SP