A Anvisa suspendeu a fabricação, distribuição, comercialização e uso do pó para decoração da marca Sugar Art, produzido pela Madi Comércio e Indústria de Artigos para Festas e Artesanatos Ltda. Além disso, a agência determinou o recolhimento do produto. Em nota, informou que o pó contém materiais plásticos e, por isso, é impróprio para consumo.
Outro produto alvo de ação fiscal é o Sal Grosso Iodado (Ervas Finas) da marca Globo, fabricado pela Brasisal Alimentos Ltda. A Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e consumo do sal.
A medida afeta apenas o lote 004/24, com vencimento em 30 de outubro de 2026. Segundo o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro, esse lote não passou no teste de determinação de iodo.
“O iodo deve ser adicionado ao sal de cozinha para evitar sua deficiência, que pode causar bócio e problemas no desenvolvimento do feto durante a gestação, entre outros riscos à saúde”, destacou a Anvisa.
A agência orienta que consumidores que adquiriram os produtos entrem em contato com a empresa pelo SAC 0800 585 0303.
Posicionamento
A Sal Globo está há 60 anos entregando sal de qualidade, numa relação de confiança com as famílias brasileiras. Nossos produtos estão há seis décadas cumprindo os mais rigorosos controles de qualidade. Há seis meses, identificamos que um pequeno lote do produto “Sal Globo Grosso Ervas Finas” apresentou uma menor determinação de iodo – um episódio técnico pontual.
Desde então, atuamos com muita rapidez e senso de responsabilidade: quase que em sua totalidade o produto já foi recolhido das prateleiras, desde o segundo semestre de 2025. Assim, reforçamos nosso bem maior: nosso compromisso com os brasileiros. Importante salientar que o “Sal Globo Tradicional Refinado Iodado” e os demais produtos da empresa seguem sendo produzidos com normalidade e dentro de todos os padrões de qualidade e requisitos técnicos da Anvisa.
Leia mais: Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro oficial
