×
Hemoam

Laboratório de Análises do Hemoam passa a fazer atendimento 24h

Atendimento ampliado vai impactar em maior conforto, agilidade e qualidade ao tratamento dos pacientes hematológicos

Foto: Divulgação

Manaus (AM) – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) ampliou o atendimento do Laboratório de Análises Clínicas (LAC) para 24 horas. O intuito é melhorar o suporte aos pacientes em tratamento na instituição.

O laboratório do Hemoam é considerado o maior em análises clínicas da rede pública para o diagnóstico das doenças do sangue. Somente em 2021, foram mais de 1,2 milhões de exames.

De acordo com a diretora-presidente do Hemoam, o serviço 24h vai impactar especialmente na qualidade do tratamento dos pacientes internados na secção hospitalar do Hemoam.

“Antes disso, quando um paciente necessitava de exame fora do horário comercial, ele era encaminhado para realizar o procedimento em outra unidade de saúde. Isso não é bom para as condições clínicas dele, além do transtorno com logística e a demora para termos o resultado”, declarou a diretora-presidente e também médica hematologista, Socorro Sampaio. 

O atendimento aos pacientes com doenças do sangue continuará sendo feito no horário comercial, enquanto que o horário noturno será exclusivo aos pacientes internados.

Foto: Divulgação

Para a chefa do departamento de atendimento ao paciente, Rosângela Abreu, a agilidade no resultado é outro grande diferencial da ampliação do serviço de análises clínicas.

“O laboratório 24 horas permitirá que o médico faça uma pronta avaliação e adote condutas mais imediatas que são determinantes em pacientes com câncer no sangue”.

Ainda de acordo com a médica Rosângela Abreu, o exame de gasometria também será feito pelo LAC, o que contribui para o fator precisão dos tratamentos e diagnósticos. 

“A gasometria é um exame indicado para diagnosticar distúrbios de ordem metabólica ou respiratória que podem ocorrer em pacientes graves. Esse exame, agora disponível em nosso serviço, auxiliará o médico nas condutas emergenciais necessárias à manutenção da vida do paciente”, acrescentou Abreu.

Ampliação do quadro funcional

 O funcionamento do LAC 24h só foi possível devido à ampliação do quadro funcional do Hemoam. Foram destinados 33 profissionais aprovados em Processo Seletivo para ampliação do atendimento do laboratório, sendo 11 bioquímicos e 22 técnicos em patologia.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Com estoque crítico, Hemoam convoca pessoas para fazer doação de sangue

Ações itinerantes realizam exames de endoscopia em Parintins e Nhamundá

Casos de dengue reduzem em 46% no estado do Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.