×
PREMIAÇÃO

Programa Recomeçar do AM concorre à premiação nacional

O Programa atua no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial

SINDSEMP-AM
Desde 2016, o projeto já recebeu 717 solicitações para realização de acompanhamento psicossocial. - Divulgação

Manaus (AM) – Criado em 2016 pelo Ministério Público do Amazonas, o Programa de Atenção às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Psicossocial (RECOMEÇAR) concorre na 1ª etapa do Prêmio CNMP 2022.

O Programa atua no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial, no âmbito cível, criminal e demais setores do Ministério Público que atuem com pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade.

O atendimento feito no MPAM oferta um espaço de fala e escuta para que as pessoas se percebam como sujeitos biopsicossociais com vistas à compreensão dos impactos que os episódios de violência causam em suas vidas, gerando acolhimento e auxiliando as vítimas a buscarem os meios de enfrentamento necessários.

Desde 2016, o projeto já recebeu 717 solicitações para realização de acompanhamento psicossocial, atendeu mais de 2.000 pessoas e realizou mais de 7.000 escutas psicológicas.

De acordo com Marlon Bernardo, Presidente do SINDSEMP-AM, “o Programa Recomeçar é um dos símbolos do papel do Ministério Público como agente transformador da realidade social, pois promove dignidade e justiça de maneira humanizada, acolhedora e efetiva em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, estar próximo ao cidadão e entender suas reais necessidades é o primeiro passo para lutar pela efetivação das suas garantias e direitos”.

O Recomeçar oferece apoio multidisciplinar com profissionais de pedagogia, psicologia e serviço social, além da devida orientação jurídica.

Somado a isso, são realizadas atividades em atenção ao contexto familiar, tais como a formação de grupos de apoio e oficinas de qualificação e geração de renda.

Tatiana Almeida, servidora do MPAM e integrante da Coordenação Executiva do Recomeçar, pede o apoio da população para votar no projeto:

O prêmio CNMP representa a chance de mostrarmos a todos os Ministérios Públicos e também à sociedade brasileira que o trabalho desenvolvido ao longo de 5 anos tem gerado grandes resultados. É uma oportunidade de ampliarmos o olhar e de alçar voos ainda maiores. Para além do prêmio, desejamos que os cidadãos conheçam o Programa e percebam o papel e a importância do MPAM para a sociedade”.

Divulgação

Como votar no Programa RECOMEÇAR?

Para votar no projeto, acesse o link: https://bancodeprojetos.cnmp.mp.br/Detalhe?idProjeto=3373 e, no canto superior direito da tela, basta clicar em ¨curtir¨. Até o momento, o projeto já conta com mais de 55 mil curtidas!

*Com informações da assessoria

Leia mais:

SSP-AM oferece apoio a dependentes químicos que buscam tratamento

Instituição social do AM recebe R$ 80 mil em materiais

Instituto de Autismo no Amazonas recebe veículo do Governo

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *