×
Julgamento

Ucrânia acusa soldado russo de estupro e anuncia julgamento

Em publicação no Twitter, a procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, disse que o acusado é "Mikhail Romanov

Divulgação

O Ministério Público da Ucrânia anunciou hoje que o primeiro caso de estupro cometido contra uma mulher na guerra iniciada pela Rússia foi levado ao tribunal e será julgado em breve.

Em publicação no Twitter, a procuradora-geral ucraniana, Iryna Venediktova, disse que o acusado é “Mikhail Romanov, um soldado do 239º Regimento da 90ª Divisão Blindada da Guarda Vitebsk-Novgorod das Forças Armadas Russas”.

Segundo ela, o homem “será julgado pelo suposto assassinato do marido ucraniano e por violência sexual em grupo contra a esposa”.

Venediktova explicou que o militar russo faz parte do grupo que atacou as cidades e vilarejos ao redor de Kiev, onde os crimes teriam sido cometidos.

Na publicação nas redes sociais, a procuradora-geral da Ucrânia relatou que, até o momento, Romanov não foi capturado e, portanto, não deve estar presente no julgamento. Desta forma, mesmo se for condenado, o russo não será punido.

Venediktova contou que Romanov e outras militares russos “invadiram uma casa em uma das aldeias e atiraram contra o seu dono. Um soldado bêbado, junto com outro ocupante, imediatamente após o assassinato, estuprou sua esposa várias vezes”.

A invasão na casa em Brovary, parte da região de Kiev, teria ocorrido em março. “Ameaçaram a mulher com armas e violência até mesmo em relação ao filho, que estava com ela no momento”, disse ela.

Segundo as autoridades ucranianas, “mesmo que o acusado não esteja atualmente em nossas mãos, ele não escapará de um julgamento justo e responsabilidade perante a lei”.

Em entrevista ao jornal “The Guardian” no início de maio, Venediktova relatou que a vítima conseguiu identificar Romanov a partir de fotos nas redes sociais e ressaltou que as autoridades ucranianas não sabem o que aconteceu com ele, sugerindo que o militar pode ter sido enviado de volta à Rússia, ainda estar lutando na Ucrânia ou ter sido morto.

O novo processo é divulgado depois que um outro soldado russo, Vadim Shishimarin, de 21 anos, se declarou culpado pela morte de um idoso ucraniano em Kiev e foi condenado à prisão perpétua no primeiro julgamento por crimes de guerra

*Com informações do Uol

Leia mais:

Quadro de Monalisa é atacado por visitante do Museu do Louvre, em Paris

Ucrânia diz que Rússia reforça exército com tanques da era soviética

Musk é processado por “manipulação” nas ações do Twitter

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *