×
Trânsito

Em menos de uma semana, quatro motociclistas morrem por esmagamento em Manaus

O Em Tempo entrou em contato com um especialista em trânsito, que apontou possíveis fatores para a ocorrência dos acidentes

Manaus (AM) – Entre o período dos dias 3 a 9 de junho, em Manaus, quatro motociclistas morreram por esmagamento em três acidentes de trânsito, envolvendo carretas, ônibus e o veículo de duas rodas. O óbito mais recente aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), quando uma mulher teve a cabeça esmagada por um ônibus. Ela estava com o filho, que teve ferimentos leves.

O especialista em trânsito, Emanuel Pontes, explica que os acidentes com motocicletas são decorrentes de vários fatores, dentre eles o excesso de velocidade, a falta de sinalização no deslocamento lateral, além de ultrapassagem inadequadas sem tempo e espaço suficiente.

O aumento frequente no preço da gasolina também é um fator relevante, que favorece a preferência dos condutores a utilizar a motocicleta em vez do carro, pelo fato de ganhar tempo no deslocamento no trânsito e economizar.

“A autoescola tem um período curto de tempo para formar o condutor. Além disso, o processo de formação é complexo, pois o condutor é formado em um ambiente favorável e controlado, já nas vias públicas esse ambiente não é o mesmo”,

relata Pontes, que é coordenador de Desenvolvimento Profissional da Unidade A-16 do SEST/SENAT.

Manaus é conhecida nacionalmente por apresentar um trânsito caótico, principalmente em horários de pico. No entanto, medidas de segurança podem ser tomadas visando amenizar esses tipos de acidentes.

“Conduzir o veículo com velocidade compatível com a via e com as condições climáticas, sinalizar de forma correta e com antecedência para realizar manobras de deslocamento lateral e também usar o capacete de forma correta [ajudam]. [São] elementos que promovem a segurança do condutor e passageiro”, conclui o especialista.

Levantamento

Nos primeiros quatro meses de 2022, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) registrou 3.001 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. O número aponta uma queda de 32% em comparação com o mesmo período de 2021, em três Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs) adultos de Manaus.

Relembre os casos da semana

Foto: Reprodução

No dia 3 de junho, pai e filha morreram em um grave acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e uma carreta, na avenida Governador José Lindoso, no bairro Parque das Laranjeiras, Zona Norte da capital.

Após o acidente, o motorista da carreta fugiu, mas logo foi capturado por outros mototaxistas e preso pela polícia a poucos quilômetros de distância do local do acidente.

Foto: Reprodução

Já no dia 7 de junho, um motociclista, identificado como Moisés da Silva, de 56 anos, foi vítima fatal de acidente de trânsito após ser atropelado por uma carreta, na avenida Solimões, bairro Mauazinho, Zona Leste da capital. 

Foto: Reprodução

O acidente mais recente aconteceu na manhã desta quinta-feira. Uma mulher teve a cabeça esmagada por um ônibus ao se desequilibrar por conta de um buraco no chão, na avenida Camapuã, conjunto Canaranas, localizado na Zona Norte de Manaus.

Populares afirmaram que a mulher foi fechada por um carro, tentou desviar de um buraco, caiu no chão e o ônibus passou por cima de sua cabeça. A criança de 11 anos não teve ferimentos graves, mas estava traumatizada ao presenciar a morte da mãe.

Leia mais:

PF confirma vestígios de sangue em embarcação apreendida em Atalaia do Norte

Plantação de maconha é destruída pela Polícia Militar de Maués

Polícia prende homem por invadir casa e agredir vítima durante assalto em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *