×
Cuidado na diversão

Vai para festas juninas? Saiba como se prevenir de crimes comuns

Eventos com grande aglomeração de público são alvos de criminosos

Manaus (AM) – As tradicionais comemorações juninas iniciaram nesta semana e, pela grande concentração de pessoas, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) alerta a população sobre como se prevenir de crimes comuns.

Nesse período as pessoas aproveitam a ocasião para ir aos arraiais com a família, em momento de lazer, para aproveitar as comidas típicas, danças e músicas da época festiva.

Eventos com grande aglomeração de público são alvos de criminosos, que aproveitam que ocorrem em várias partes da cidade, para cometer crimes como roubos e furtos.

O delegado Fabiano Rosas, titular do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP) aconselhou que as população deve tomar cuidado redobrado nesses locais, para que possam usufruir do momento de lazer sem passar por nenhum tipo de transtorno.

“Em festas, as pessoas tendem a ficar mais tranquilas em relação aos seus pertences, mas, é importante ficar atenta ao seu redor, observar as pessoas que se aproximam, tomar cuidado com bolsas e aparelhos celulares, e não os deixar no bolso de trás da roupa. Evitar também deixar objetos de valor no interior dos veículos”, destacou.

Foto: Mayara Viana/PC-AM

O delegado pontuou ainda que as pessoas que utilizam transporte de aplicativo de mobilidade urbana devem solicitar a corrida em ambientes iluminados e que sejam mais movimentados. Além disso, é importante ter atenção com crianças, para que elas não se percam dos responsáveis.

“Normalmente os infratores chegam em grupos de cinco ou mais pessoas, se aproximam das vítimas e subtraem aparelho celular, cordões, bolsas ou outros objetos de valor. Em seguida, eles se infiltram no meio das demais presentes no evento, evitando a identificação, ou passam rapidamente o objeto para outro integrante do grupo criminoso”, detalhou Fabiano Rosas.

Disque-denúncia

Caso identifiquem indivíduos cometendo esses delitos, os policiais presentes no evento devem ser imediatamente acionados. As vítimas ou testemunhas também devem comparecer à delegacia mais próxima de onde o fato ocorreu e registrar um Boletim de Ocorrência (BO), fornecendo o máximo de informações sobre o fato criminoso.

É possível ainda ligar para o número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), sem precisar se identificar.

*Com informações da assessoria

Foto: Mayara Viana/PC-AM e Reprodução

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Operação apreende mais de 700 quilos de drogas na calha do Rio Negro

Atuação da Força Nacional contra o crime organizado é autorizada no AM

Homem é executado por trio enquanto pedia comida na Zona Norte de Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *