×
Museu de Manaus

Exposição fotográfica retrata obras de artistas de Manaus

Estarão em exposição obras de 14 artistas locais

Manaus (AM)- O Museu da Cidade de Manaus recebe até 13 de julho a exposição fotográfica Legado na Comunidade – Programa Arte e Jovens nos Museus, que retrata em imagens, obras de artistas de Manaus.

Ao todo, 32 obras foram selecionadas são expostas com objetivo de ressaltar a importância da arte e de seus criadores, além de incentivar a visita dos jovens aos espaços culturais da cidade.

“A cultura de cada localidade é riquíssima e faz parte da história da comunidade, daí o nome da exposição. Acreditamos que através dessas iniciativas podemos resgatar, incentivar e ampliar a ida dos jovens aos museus e, com isso, impactar diretamente a preservação da cultura local”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG.

O projeto Legado na Comunidade é uma realização da Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas, em parceria com a NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation e, conta com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Manaus.

Artistas locais

Estarão em exposição obras de 14 artistas locais, Luís Farias, Neilon Márcio Batista da Silva, Bell, Victor Antônio Zagury, Luiza Fernanda Costa de Oliveira, Ohsoul, Paulo Lino, Maria Júlia Litaiff Alves, Adrian Francescoli Gomes Belém, Ângela Beatriz Xavier Soares, Jessé Araújo do Nascimento, Maria Luiza Albuquerque, Johann Gomes de Oliveira e Paulo Gersino.

Com as mais variadas técnicas, a exposição promete impactar os visitantes pela forte presença de cores e significados, como a obra “Vulnerável”, da graduanda em Artes Visuais e já premiada artista Bell. “Meu corpo é manifesto, meu gesto é manifesto, minha fala é manifesto”, descreve ela.

A exposição é aberta ao público com visitação gratuita, e poderão ser organizadas visitas guiadas para estudantes da rede pública de ensino a fim de contribuir com a democratização do acesso aos meios culturais para população em situação de vulnerabilidade. O Museu da Cidade de Manaus fica na Rua Gabriel Salgado, Centro, Paço da Liberdade.

Além da exposição física, o projeto oferece, ainda, três exposições virtuais que podem ser acessadas de qualquer lugar, fazendo uso de um computador ou aparelho celular com internet.

Na primeira delas, intitulada “Habilidades do futuro”, o visitante faz uma imersão virtual pelas galerias do espaço digital criado para o Museu da Cidade de Manaus, onde são apresentadas as 15 habilidades que, segundo o Relatório Futuro do Trabalho de 2020, do Fórum Econômico Mundial (WEF), são essenciais para os profissionais. Dentre elas, destacam-se: pensamento analítico, aprendizado ativo, resiliência, liderança, criatividade, entre outros.

Em outro link está a exposição “Fotógrafos da natureza”, com obras magníficas de animais marinhos e terrestres, além de espaços naturais de diversas partes do Brasil, clicadas pelo artista Fernando Clark, como a Chapada dos Guimarães, Abismo de Anhumas, no Mato Grosso do Sul, Fernando de Noronha, entre outros.

A terceira exposição, intitulada “Empreendedoras do Século”, apresenta fotos de mulheres inspiradoras, que mudaram o curso da história nos mais diversos segmentos, como por exemplo, moda, tecnologia, saúde, gastronomia e varejo.

As exposições virtuais estão disponíveis no link  https://ntics.com.br/arteejovensnosmuseus

*Com informações da assessoria

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Escritora amazonense lançará livro na Bienal de São Paulo

Seminário de artes visuais está com inscrições abertas em Manaus

Centros de convivência recebem show gratuitos nesta semana

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *